sicnot

Perfil

Cultura

Obra de Munch roubada em 2009 encontrada na Noruega

Uma litografia de Edvard Munch, roubada de uma galeria de arte em Oslo em 2009, foi encontrada no início da semana e dois homens foram detidos por "encobrimento agravado", anunciou hoje a polícia norueguesa.

OSLO POLICE / HANDOUT

O desenho do pintor que é reconhecido internacional pela obra "O Grito" está intacto, segundo precisou a polícia de Oslo, num comunicado.

A litografia em questão, intitulada "História", mostra um homem de idade, com barba, que está vestido com roupas remendadas e que está a falar com um rapaz.

A obra foi roubada em novembro de 2009 por um desconhecido que partiu a montra da galeria Nyborg Kunst, em Oslo.

O valor estimado da litografia ronda os 240 mil euros, mas os peritos acreditam que o facto de a obra ser muito conhecida terá dificultado a sua venda no mercado de arte.

A polícia referiu que a obra foi recuperada na segunda-feira, sem especificar pormenores da operação.

Dois homens foram detidos no início da semana por "encobrimento agravado", mas não pelo roubo da obra. A identidade dos suspeitos não foi revelada.

A obra do pintor norueguês Edvard Munch (1863-1944), um dos precursores do expressionismo alemão, tem sido alvo de diversos roubos nos últimos anos.

Lusa

  • Pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço

    País

    O pescador desapareceu na noite deste sábado no rio Minho, em Alvaredo, no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil estão envolvidos nas buscas 15 operacionais e quatro viaturas.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • Mont-Saint-Michel evacuado "por precaução"

    Mundo

    O monumento do Monte Saint-Michel, no oeste de França, foi evacuado hoje de manhã "por precaução", tendo sido retirados os turistas e habitantes devido à presença de um suspeito que ameaçou as forças da ordem, anunciou a polícia francesa.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00