sicnot

Perfil

Cultura

Omara Portuondo e Diego El Cigala atuam no Festival CoolJazz em julho

A cantora cubana Omara Portuondo vai atuar a 26 de julho em Portugal juntamente com o cantor espanhol Diego El Cigala, no âmbito do Festival CoolJazz, nos Jardins Marquês de Pombal, em Oeiras, anunciou a organização.

© Reuters Photographer / Reuter

No mesmo dia, acontecerá outro encontro em palco entre o músico português Luís Represas e o angolano Paulo Flores, com o espectáculo "Mestiço".

Omara Portuondo e Diego El Cigala, que já atuaram antes para o público português, regressam agora pela primeira vez juntos, no âmbito de uma digressão que celebra os 85 anos da cantora cubana, que integrou em tempos o coletivo Buena Vista Social Club.

O encontro de Diego El Cigala com Omara Portuondo aconteceu no verão passado nos Estados Unidos e "foi de tal forma intenso que sentiram a necessidade de se juntarem num trabalho único de música", afirma a promotora.

A 26 de julho, o cantor português Luís Represas e o músico angolano Paulo Flores mostrarão o projeto conjunto "Mestiço", com referências musicais a sembas, baladas, rumbas e boleros.

O 13º festival CoolJazz acontecerá ao longo do mês de julho e contará com nomes como Jill Scott, Marisa Monte, Cinematic Orchestra e Seal.

Lusa

  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.