sicnot

Perfil

Cultura

Omara Portuondo e Diego El Cigala atuam no Festival CoolJazz em julho

A cantora cubana Omara Portuondo vai atuar a 26 de julho em Portugal juntamente com o cantor espanhol Diego El Cigala, no âmbito do Festival CoolJazz, nos Jardins Marquês de Pombal, em Oeiras, anunciou a organização.

© Reuters Photographer / Reuter

No mesmo dia, acontecerá outro encontro em palco entre o músico português Luís Represas e o angolano Paulo Flores, com o espectáculo "Mestiço".

Omara Portuondo e Diego El Cigala, que já atuaram antes para o público português, regressam agora pela primeira vez juntos, no âmbito de uma digressão que celebra os 85 anos da cantora cubana, que integrou em tempos o coletivo Buena Vista Social Club.

O encontro de Diego El Cigala com Omara Portuondo aconteceu no verão passado nos Estados Unidos e "foi de tal forma intenso que sentiram a necessidade de se juntarem num trabalho único de música", afirma a promotora.

A 26 de julho, o cantor português Luís Represas e o músico angolano Paulo Flores mostrarão o projeto conjunto "Mestiço", com referências musicais a sembas, baladas, rumbas e boleros.

O 13º festival CoolJazz acontecerá ao longo do mês de julho e contará com nomes como Jill Scott, Marisa Monte, Cinematic Orchestra e Seal.

Lusa

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • "É a primeira vez que vai ser testado o programa do Nuno Crato"
    0:57

    País

    Os alunos do 11º e 12º anos de escolaridade fazem hoje o exame de matemática, uma das provas mais importantes no acesso à universidade e para a conclusão do ensino obrigatório. No final do secundário, são quase 50 mil os alunos que hoje fazem a prova que acarreta algumas alterações instituídas ainda pelo ex-ministro Nuno Crato, como explicou à SIC Notícias o diretor do Liceu Camões, em Lisboa.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes