sicnot

Perfil

Cultura

Omara Portuondo e Diego El Cigala atuam no Festival CoolJazz em julho

A cantora cubana Omara Portuondo vai atuar a 26 de julho em Portugal juntamente com o cantor espanhol Diego El Cigala, no âmbito do Festival CoolJazz, nos Jardins Marquês de Pombal, em Oeiras, anunciou a organização.

© Reuters Photographer / Reuter

No mesmo dia, acontecerá outro encontro em palco entre o músico português Luís Represas e o angolano Paulo Flores, com o espectáculo "Mestiço".

Omara Portuondo e Diego El Cigala, que já atuaram antes para o público português, regressam agora pela primeira vez juntos, no âmbito de uma digressão que celebra os 85 anos da cantora cubana, que integrou em tempos o coletivo Buena Vista Social Club.

O encontro de Diego El Cigala com Omara Portuondo aconteceu no verão passado nos Estados Unidos e "foi de tal forma intenso que sentiram a necessidade de se juntarem num trabalho único de música", afirma a promotora.

A 26 de julho, o cantor português Luís Represas e o músico angolano Paulo Flores mostrarão o projeto conjunto "Mestiço", com referências musicais a sembas, baladas, rumbas e boleros.

O 13º festival CoolJazz acontecerá ao longo do mês de julho e contará com nomes como Jill Scott, Marisa Monte, Cinematic Orchestra e Seal.

Lusa

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • Comitiva portuguesa terminou visita à central de Almaraz

    País

    A visita técnica da delegação portuguesa e da Comissão Europeia à central nuclear de Almaraz, em Espanha, realizou-se esta segunda-feira. A visita serviu para Portugal se inteirar sobre o funcionamento da central e sobre o projeto de construção de uma instalação para armazenamento de resíduos radioativos.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.