sicnot

Perfil

Cultura

Festa do Cinema em maio com bilhetes a 2,5€ nas salas aderentes

A segunda edição da Festa do Cinema, na qual os preços dos bilhetes de cinema custarão 2,5 euros nas salas aderentes, acontecerá de 16 a 18 de maio, revelou hoje a organização.

© Stefan Wermuth / Reuters

À agência Lusa, Nuno Sousa, exibidor, afirmou que a Festa do Cinema terá uma edição em maio, mas remeteu mais informações para esta semana. A inicativa aconteceu pela primeira vez em 2015 e contou com cerca de 200.000 espectadores.

Em maio de 2015, a primeira Festa do Cinema, organizada pelos exibidores e distribuidores portugueses, estendeu-se a cerca de 500 salas de cinema de todo o país, com bilhetes a custarem 2,5 euros.

Na altura, a organização afirmava que esta iniciativa pretendia "celebrar o ato cultural e social de ir ao cinema", numa altura em que a sala de cinema enfrenta forte concorrência com outros modelos de exibição, nomeadamente através da Internet.

A Festa do Cinema é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e dos distribuidores de conteúdos audiovisuais.

De acordo com dados estatísticos do ICA, em 2015, as salas de cinema registaram 14,5 milhões de espectadores e 74,9 milhões de euros de receita bruta de bilheteira, o que representou um aumento de cerca de vinte por cento em relação a 2014.

Lusa

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.