sicnot

Perfil

Cultura

Funeral de Francisco Nicholson realiza-se esta quinta-feira

As cerimónias fúnebres do ator e encenador Francisco Nicholson têm início quarta-feira, na Basílica da Estrela, em Lisboa, de onde partirá o funeral, na quinta-feira, para o Cemitério do Alto São João, informou a agência funerária.

O corpo de Francisco Nicholson "estará em câmara ardente (...) a partir das 18:30, nas Capelas Exequiais da Basílica da Estrela", e, no dia seguinte, "pelas 10:00, terão início as exéquias fúnebres, seguindo o funeral para o Crematório do Cemitério do Alto São João em Lisboa", informou hoje, em comunicado, a agência Servilusa.

Francisco Nicholson morreu hoje, aos 77 anos, no hospital Curry Cabral, em Lisboa, na sequência de um transplante hepático que realizara há alguns anos, segundo a assessoria da Casa do Artista.

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) manifestou "o seu pesar" pela morte do ator, "associado da cooperativa desde 1960 e seu cooperador desde 1973".

Nicholson foi membro da administração da SPA liderada por Luiz Francisco Rebello, de março de 1992 a julho de 2001, adiantou a cooperativa em comunicado.

Ator, encenador, dramaturgo, argumentista, Francisco António de Vasconcelos Nicholson nasceu em Lisboa a 26 de junho de 1938 e somou mais de 50 anos de carreira profissional.

Escreveu "Vila Faia", a primeira telenovela portuguesa, deu forma a "Riso e ritmo", programa pioneiro de comédia, na televisão, na década de 1960, e apostou na renovação do teatro de revista, com a cooperativa Adoque.

Em 2014 publicou o romance "Os mortos não dão autógrafos".

Lusa

  • Ator e dramaturgo Francisco Nicholson morreu aos 77 anos
    1:45

    Cultura

    Morreu Francisco Nicholson, uma das personalidades mais importantes da escrita e da representação em Portugal. O ator, dramaturgo, argumentista e encenador tinha 77 anos. As cerimónias fúnebres têm início amanhã na Basílica da Estrela, em Lisboa, de onde partirá o funeral, na quinta-feira, para o Cemitério do Alto São João.

  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • Os momentos que marcaram o 7.º dia de Mundial
    1:08
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Os momentos descontraídos dos jogadores
    1:54
  • Ronaldo no País dos Sovietes: O humor russo
    1:32
  • Schulz responde a Trump: "é um especialista em estatísticas criminais"

    Mundo

    "Donald Trump é um especialista em estatísticas criminais: pagamentos a estrelas porno, contactos ilegais com russos e diretores de campanha presos". Foi assim que o deputado alemão Martin Schulz respondeu ao Presidente norte-americano, depois de este ter afirmado várias vezes que a criminalidade na Alemanha aumentou devido à imigração.

    SIC

  • "Vou pedir a alguém que dê esta notícia por mim". Jornalista emociona-se com o caso dos bebés mexicanos separados das famílias
    0:49