sicnot

Perfil

Cultura

Souto de Moura premiado pela Bienal Ibero-americana de Arquitetura

O arquiteto Eduardo Souto de Moura foi premiado pela X Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo (BIAU), em Madrid, "pelo importante contributo do seu ensino em universidade de diversos países".

Eduardo Souto Moura / Lusa

Eduardo Souto Moura / Lusa

(Lusa/Arquivo)

O júri da Bienal, que se reuniu hoje, em Madrid, galardoou o arquiteto português Souto de Moura - selecionado entre outras 21 candidaturas apresentadas - também pela sua "obra cheia de emoção".

Na escolha pesaram ainda "as enriquecedoras relações entre diferentes escalas, lugares e momentos da sua obra", e a capacidade de "experimentar com novos materiais e estruturas".

O arquiteto de 63 anos, nascido no Porto, premiado com o Pritzker em 2011, assinou, entre outros projetos, o Estádio Municipal de Braga, a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, e o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.

A X Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo tinha recebido a candidatura de Souto de Moura, através da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

No certame foram ainda premiados 26 projetos, seis livros, duas publicações e uma coleção de vídeos.

A BIAU, iniciativa do Ministério do Fomento do Governo de Espanha, promove o intercâmbio de experiências entre arquitetos e urbanistas dos países latino-americanos, Espanha e Portugal, debatendo os grandes problemas do setor.

Comissariada pelos arquitetos espanhóis Ángela García de Paredes e Ignacio G. Pedrosa, em conjunto com Álvaro Puntoni, comissário adjunto em São Paulo, a bienal recebeu, nesta edição, um total de 1.111 projetos.

Lusa

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.