sicnot

Perfil

Cultura

Led Zeppelin acusados de plágio

Um júri norte-americano vai decidir se a abertura de "Stairway to Heaven" - uma das mais famosas passagens do rock - foi plagiada pelos Led Zeppelin de uma outra banda, menos conhecida. Os acordes iniciais da música serão idênticos aos de "Taurus", da banda Spirit.

REUTERS

O vocalista e o guitarrista Robert Plant e Jimmy Page vão a julgamento em maio depois de um juiz distrital de Los Angeles ter afirmado que um juri poderia encontrar "similaridades substanciais" entre os dois primeiros minutos das canções, trechos que seriam "os mais importantes e reconhecíveis das canções.

A ação em tribunal foi movida por Michael Skidmore, representante de Randy Wolfe, antigo guitarrista dos Spirit. Skidmore lembra que as bandas tocaram juntas entre os anos de 1968 e 1969, momento em que Jimmy Page pode ter se inspirado nos acordes de Wolfe.

"Stairway to Heaven" - Led Zeppelin

"Taurus" - Spirit

  • Seca agrava prejuízos agrícolas no Alentejo
    2:11
  • Al Gore e Garry Kasparov vão estar na Web Summit

    Web Summit

    Al Gore, antigo vice-Presidente dos Estados Unidos da América, Garry Kasparov, lendário jogador de xadrez, e Steve Huffman, o dirigente e cofundador da rede social Reddit são os novos nomes anunciados para a 2.ª Web Summit em Lisboa.

  • Estudantes universitários poderiam estar a pagar propinas mais baixas
    2:02

    País

    Os alunos universtários poderiam estar a pagar propinas mais baixas do que pagam atualmente. A situação foi denunciada pela Federação Académica do Porto, que diz que os estudantes estão a pagar cerca de 100 euros a mais do que deviam. O INE admite, num documento enviado ao Governo, que pode existir um método melhor para o cálculo destes valores.