sicnot

Perfil

Cultura

Hoje assinala-se o Dia dos Monumentos e Sítios dedicado ao desporto

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é assinalado hoje, sob o lema "Desporto, um património comum", estando previstas atividades em 152 concelhos de todo o país, organizadas por 610 entidades, segundo a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

(Reuters/Arquivo)

Entre as várias atividades, a DGPC destaca a Jornada sobre o Património do Desporto em Portugal, na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), no Estádio Nacional, na Cruz Quebrada, nos arredores de Lisboa.

Esta jornada "pretende refletir sobre o tema escolhido com os contributos de especialistas de diferentes áreas", nomeadamente, na sessão de abertura, do presidente da FMH, José Alves Diniz, do subdiretor do Património Cultural, David Santos, e de Maria Magalhães Ramalho, presidente do conselho de administração do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), de Portugal.

Ao longo do dia participam, entre outros, Anne Stroobant, do Instituto Português do Desporto e Juventude-Museu Nacional do Desporto, Rita Nunes, do Comité Olímpico de Portugal, Deolinda Folgado, da FGPC, e José Manuel Fernandes, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

Outro destaque hoje é o "Open day no Forte de Sacavém", que se localiza nos arredores de Lisboa. De planta irregular, simulado na paisagem, o Forte de Sacavém foi desenhado pelo engenheiro Sanches de Castro, e construído entre 1872 e 1873, sob a orientação do capitão do Exército Eugénio de Azevedo.

Hoje ainda, as entradas são gratuitas nos mosteiros dos Jerónimos, em Lisboa, de Alcobaça e da Batalha, e no Convento de Cristo, em Tomar.

O acesso "à vasta maioria das atividades é gratuito", sendo estas divididas em visitas guiadas/percursos orientados, atividades desportivas, encontros, conferências e seminários, exposições, ateliês lúdicos, oficinas pedagógicas e "workshops", rotas patrimoniais e itinerários culturais, espetáculos artísticos, "peddy" e "rally papers" e jogos tradicionais.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC