sicnot

Perfil

Cultura

Hoje assinala-se o Dia dos Monumentos e Sítios dedicado ao desporto

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é assinalado hoje, sob o lema "Desporto, um património comum", estando previstas atividades em 152 concelhos de todo o país, organizadas por 610 entidades, segundo a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

(Reuters/Arquivo)

Entre as várias atividades, a DGPC destaca a Jornada sobre o Património do Desporto em Portugal, na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), no Estádio Nacional, na Cruz Quebrada, nos arredores de Lisboa.

Esta jornada "pretende refletir sobre o tema escolhido com os contributos de especialistas de diferentes áreas", nomeadamente, na sessão de abertura, do presidente da FMH, José Alves Diniz, do subdiretor do Património Cultural, David Santos, e de Maria Magalhães Ramalho, presidente do conselho de administração do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), de Portugal.

Ao longo do dia participam, entre outros, Anne Stroobant, do Instituto Português do Desporto e Juventude-Museu Nacional do Desporto, Rita Nunes, do Comité Olímpico de Portugal, Deolinda Folgado, da FGPC, e José Manuel Fernandes, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

Outro destaque hoje é o "Open day no Forte de Sacavém", que se localiza nos arredores de Lisboa. De planta irregular, simulado na paisagem, o Forte de Sacavém foi desenhado pelo engenheiro Sanches de Castro, e construído entre 1872 e 1873, sob a orientação do capitão do Exército Eugénio de Azevedo.

Hoje ainda, as entradas são gratuitas nos mosteiros dos Jerónimos, em Lisboa, de Alcobaça e da Batalha, e no Convento de Cristo, em Tomar.

O acesso "à vasta maioria das atividades é gratuito", sendo estas divididas em visitas guiadas/percursos orientados, atividades desportivas, encontros, conferências e seminários, exposições, ateliês lúdicos, oficinas pedagógicas e "workshops", rotas patrimoniais e itinerários culturais, espetáculos artísticos, "peddy" e "rally papers" e jogos tradicionais.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.