sicnot

Perfil

Cultura

Novo livro do autor de "A vida de Pi" passa-se em Portugal e é editado quarta-feira

A obra "As altas montanhas de Portugal", de Yann Martel, autor de "A vida de Pi", com o qual venceu o Man Booker Prize, em 2002, é publicado quarta-feira, pela Editorial Presença.

© Andrew Kelly / Reuters

Yann Martel, naturalizado canadiano, nasceu há 52 anos, em Salamanca, Espanha, e idealizou esta obra, que tem como cenário Portugal, aos 20 anos, segundo a editora portuguesa.

A narrativa desenvolve-se em diferentes momentos. Num primeiro, em Lisboa, em 1904, o jovem Tomás descobre um diário antigo em que é mencionado um artefacto extraordinário, que poderá redefinir a história e, ao volante de um dos primeiros automóveis da Europa, aventura-se pelo país em busca deste objeto.

Trinta e cinco anos depois, em Bragança, um patologista, leitor assíduo dos policiais de Agatha Christie, "vê-se enredado num mistério que é consequência da demanda que Tomás levara a cabo", adianta a editora em comunicado.

Décadas mais tarde, um senador canadiano refugia-se numa aldeia no norte de Portugal, após a morte da mulher, trazendo um companheiro invulgar, um chimpanzé, e "eis que é desvendado, por fim, um mistério com cem anos".

A editora realça que este novo romance de Yann Martel "explora com mestria questões prementes da condição humana, com humor e surpresas".

O autor "leva-nos numa viagem pelo Portugal do século passado, que é também uma viagem interior".

O romance "A vida de Pi", publicado em mais de 50 países, incluindo Portugal, pela Presença, valeu ao autor o Man Booker Prize e foi adaptado ao cinema pelo realizador Ang Lee.

Do autor está também publicado em Portugal "Beatriz e Virgílio",

Segundo a editora portuguesa, os direitos de "As altas montanhas de Portugal", encontram-se "já vendidos para vários países".

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC