sicnot

Perfil

Cultura

Assembleia Municipal de Lisboa aprova voto de pesar por Francisco Nicholson

Os deputados da Assembleia Municipal de Lisboa aprovaram esta terça-feira por unanimidade, um voto de pesar pela morte do encenador Francisco Nicholson, lembrando um "homem de inúmeros talentos" e "dotado de uma sensibilidade e dimensão humana notáveis".

Divulgação

O voto, apresentado pelo grupo municipal do Partido Socialista e aprovado pela assembleia por unanimidade, refere que "Portugal está mais pobre com o desaparecimento de Francisco Nicholson, indiscutivelmente um grande vulto da cultura portuguesa".

Francisco Nicholson morreu no dia 12 de abril, aos 77 anos, no hospital Curry Cabral, em Lisboa, na sequência de um transplante hepático que realizara há alguns anos, segundo a assessoria da Casa do Artista.

O voto lembra ainda a vida e a carreira de Francisco Nicholson, destacando que o ator, que somou mais de 50 anos de carreira profissional, "foi distinguido com a medalha de ouro de mérito cultural, atribuída pela Câmara Municipal de Lisboa, e também foi galardoado pela autarquia de Oeiras".

Ator, encenador, dramaturgo, argumentista, Francisco António de Vasconcelos Nicholson nasceu em Lisboa a 26 de junho de 1938.

Escreveu "Vila Faia", a primeira telenovela portuguesa, deu forma a "Riso e ritmo", programa pioneiro de comédia, na televisão, na década de 1960, e apostou na renovação do teatro de revista, com a cooperativa Adoque.

Em 2014 publicou o romance "Os mortos não dão autógrafos".

No final da votação, a Assembleia Municipal de Lisboa guardou um minuto de silêncio.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..