sicnot

Perfil

Cultura

"Love & Friendship", de Whit Stillman, abre quarta-feira o festival IndieLisboa

A comédia "Love & Friendship", de Whit Stillman, abre, na quarta-feira, o 13.º Festival de Cinema Independente IndieLisboa, num ano que contará com uma retrospetiva dedicada a Paul Verhoeven e a estreia de muita produção inédita portuguesa.

Whit Stillman, que teve direito a destaque em 2015, no IndieLisboa, tem honras de abertura este ano, no cinema São Jorge, com o mais recente filme, a partir do romance não publicado de Jane Austen, "Lady Susan", com Kate Beckinsale como protagonista.

À hora de abertura do IndieLisboa, na Culturgest, será estreado "Desde Allá", filme que, em 2015, valeu ao venezuelano Lorenzo Vigas o Leão de Ouro no festival de Veneza, e, na Cinemateca, é recordado "Robocop", do holandês Paul Verhoeven.

Até 01 de maio, o IndieLisboa tem para mostrar 289 filmes, que fazem "um retrato do ano cinematográfico independente", como refere a direção, com particular ênfase na produção portuguesa, presente com cerca de 40 filmes.

Paul Verhoeven será um dos homenageados na secção "Herói Independente", na qual haverá hipótese de conhecer, de forma abrangente, uma filmografia para lá dos conhecidos "Instinto fatal" ou "Robocop".

Outro "herói independente", e que estará presente no IndieLisboa, será o ator e realizador francês Vincent Macaigne. De regresso estará também o cineasta Jean-Gabriel Périot, em foco na secção "Silvestre".

Entre as 40 produções portuguesas selecionadas estão, por exemplo, "Treblinka", de Sérgio Tréfaut, "Cartas de guerra", de Ivo M. Ferreira, a exibir no dia 25 de Abril, e "O cinema, Manoel de Oliveira e eu", de João Botelho.

A competição internacional conta com vários filmes portugueses: "Olmo e a gaivota", de Petra Costa e Lea Glob, "Balada de um batráquio", de Leonor Teles, "Ascensão", de Pedro Peralta, "Viktoria", de Mónica Lima, e "Chatear-me-ia morrer tão joveeeeem...", animação de Filipe Abranches.

Na secção "Indie Music", haverá filmes sobre Janis Joplin, Sharon Jones, sobre os portugueses Parkinsons e sobre a música eletrónica portuguesa, em "Tecla tónica", de Eduardo Morais.

À programação do IndieLisboa foi adicionada a antestreia de "Love", filme erótico em 3D, do argentino Gaspar Noé, que só se estreará em sala, em junho.

O IndieLisboa terminará com "L'avenir", que valeu este ano a Mia Hansen-Love o prémio de melhor realização, no Festival de Berlim.

Lusa

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Hoje é notícia 

    País

    O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01

    País

    Dezassete anos depois, Lisboa vai ter as primeiras salas de consumo assistido, vulgarmente conhecidas como salas de chuto. O objetivo é apoiar os mais de 1400 toxicodependentes sinalizados e evitar a propagação de doenças.

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16
  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC