sicnot

Perfil

Cultura

"Love & Friendship", de Whit Stillman, abre quarta-feira o festival IndieLisboa

A comédia "Love & Friendship", de Whit Stillman, abre, na quarta-feira, o 13.º Festival de Cinema Independente IndieLisboa, num ano que contará com uma retrospetiva dedicada a Paul Verhoeven e a estreia de muita produção inédita portuguesa.

Whit Stillman, que teve direito a destaque em 2015, no IndieLisboa, tem honras de abertura este ano, no cinema São Jorge, com o mais recente filme, a partir do romance não publicado de Jane Austen, "Lady Susan", com Kate Beckinsale como protagonista.

À hora de abertura do IndieLisboa, na Culturgest, será estreado "Desde Allá", filme que, em 2015, valeu ao venezuelano Lorenzo Vigas o Leão de Ouro no festival de Veneza, e, na Cinemateca, é recordado "Robocop", do holandês Paul Verhoeven.

Até 01 de maio, o IndieLisboa tem para mostrar 289 filmes, que fazem "um retrato do ano cinematográfico independente", como refere a direção, com particular ênfase na produção portuguesa, presente com cerca de 40 filmes.

Paul Verhoeven será um dos homenageados na secção "Herói Independente", na qual haverá hipótese de conhecer, de forma abrangente, uma filmografia para lá dos conhecidos "Instinto fatal" ou "Robocop".

Outro "herói independente", e que estará presente no IndieLisboa, será o ator e realizador francês Vincent Macaigne. De regresso estará também o cineasta Jean-Gabriel Périot, em foco na secção "Silvestre".

Entre as 40 produções portuguesas selecionadas estão, por exemplo, "Treblinka", de Sérgio Tréfaut, "Cartas de guerra", de Ivo M. Ferreira, a exibir no dia 25 de Abril, e "O cinema, Manoel de Oliveira e eu", de João Botelho.

A competição internacional conta com vários filmes portugueses: "Olmo e a gaivota", de Petra Costa e Lea Glob, "Balada de um batráquio", de Leonor Teles, "Ascensão", de Pedro Peralta, "Viktoria", de Mónica Lima, e "Chatear-me-ia morrer tão joveeeeem...", animação de Filipe Abranches.

Na secção "Indie Music", haverá filmes sobre Janis Joplin, Sharon Jones, sobre os portugueses Parkinsons e sobre a música eletrónica portuguesa, em "Tecla tónica", de Eduardo Morais.

À programação do IndieLisboa foi adicionada a antestreia de "Love", filme erótico em 3D, do argentino Gaspar Noé, que só se estreará em sala, em junho.

O IndieLisboa terminará com "L'avenir", que valeu este ano a Mia Hansen-Love o prémio de melhor realização, no Festival de Berlim.

Lusa

  • "Estamos vivos"
    11:41

    Reportagem Especial

    Os incêndios de 15 de outubro provocaram sete milhões de euros de prejuízos em empresas da região Norte. Castelo de Paiva foi o concelho mais atingido, o fogo destruiu várias casas e empresas que davam trabalho a cerca de 200 pessoas. Um mês depois do incêndio, a Reportagem Especial da SIC foi ver o que está a ser feito para ajudar a população.

  • Administrador recebia 420 mil € por ano quando aldeamento passava dificuldades
    4:39

    Operação Marquês

    A Caixa Geral de Depósitos tentou cortar para metade o salário do presidente do Conselho de Administração de Vale do Lobo, mas não conseguiu. Diogo Gaspar Ferreira ganhava 420 mil euros por ano, quando o empreendimento estava enterrado em dívidas. A Autoridade Tributária estima também que o arguido da Operação Marquês não tenha declarado 400 mil euros pagos pelo aldeamento.

  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • Notas e moedas têm os dias contados?
    6:27
  • Político oferece 1,3 milhões por decapitação de atriz

    Mundo

    Deepika Padukone é uma das personagens principais do filme que retrata a relação entre uma rainha hindu e um governante muçulmano. O filme enfureceu um político do Governo indiano, que ofereceu 1,3 milhões de euros como recompensa a quem decapitasse a atriz. A polícia já destacou agentes para proteger a atriz, bem como a sua família.

  • Paris inaugura primeiro restaurante naturista

    Mundo

    Para entrar, é preciso retirar a roupa e apenas as mulheres podem permanecer calçadas. O primeiro restaurante naturista de Paris abriu em novembro para responder a uma necessidade em França, principal destino do mundo para os praticantes de nudismo.

  • Peru faz aparição especial na Casa Branca
    1:10

    Mundo

    Os norte-americanos estão a preparar-se para o tradicional Dia de Ação de Graças, assinalado na próxima quinta-feira. O tradicional peru fez esta terça-feira uma aparição especial na sala de conferências de imprensa, na Casa Branca, em Washington. O peru é o prato tradicional no Dia de Ação de Graças, uma data de louvor a Deus, que remonta ao século XVII e que é celebrada na quarta quinta-feira de novembro, sobretudo nos Estados Unidos da América e no Canadá.

  • Sara Sampaio brilha em Xangai
    1:50