sicnot

Perfil

Cultura

Estreia de "O silêncio dos inocentes" foi há 25 anos

O filme "O silêncio dos incocentes" estreou há 25 anos nas salas de cinema.

A atriz Jodie Foster e o realizador Jonathan Demme estiveram em Nova Iorque, para celebrar o aniversário da estreia do filme.


Jodie Foster interpretou Clarice Starling uma agente do FBI e Anthony Hopkins desempenhou o papel do psiquiatra Hannibal Lecter, um assassino em série detido numa prisão de alta segurança. A relação entre os dois é a essência da história criada pelo escritor Thomas Harris, em 1988.


O filme, que estreou em 1991, ganhou 5 óscares.

  • Reencontro com os clássicos do cinema russo
    12:37

    Cartaz

    “O Homem da Câmara de Filmar” (1929), de Dziga Vertov, é um dos grandes clássicos do cinema russo a integrar um ciclo agendado, para já, para Lisboa e Porto. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo “Truman”, o filme que venceu os prémios Goya do cinema espanhol.

  • William e Harry nos estúdios da Guerra das Estrelas
    3:18

    Guerra das Estrelas

    Os príncipes britânicos William e Harry visitaram ontem os estúdios onde está a ser produzido o próximo episódio da Guerra das Estrelas. O oitavo filme da saga está a ser produzido nos estúdios britânicos de Pinewood. Na visita, William e Harry conheceram os cenários, os protagonistas da saga e, aproveitaram até para brincar com os sabres de luz tão característicos da saga. O filme vai estrear nos Estados Unidos da América em dezembro de 2017.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.