sicnot

Perfil

Cultura

Museu dinamarquês expõe "Valquíria" de Joana Vasconcelos

O museu ARoS Art Museum, em Aarhus, na Dinamarca, adquiriu a obra "Valkyrie Rán", de Joana Vasconcelos, para integrar a exposição permanente, anunciou hoje o ateliê da artista, em Lisboa.

© Hugo Correia / Reuters

Ainda segundo o ateliê, esta obra, ainda em produção e parte integrante da série Valquírias, passará a ser a obra de maior dimensão a integrar a coleção permanente do museu dinamarquês.

"Valkyrie Rán" - que terá 50 metros de comprimento - será apresentada no contexto de uma grande exposição individual da artista que o museu irá inaugurar em outubro deste ano.

A instalação combina as técnicas tradicionais que caracterizam as Valquírias, como o crochê e bordados, com a tecnologia de luzes LED (Light Emitting Diode) e tecidos Kvadrat e foi adquirida com o contributo da Augustinus Fonden e da New Carlsberg Foundation.

Desta série, Joana Vasconcelos instalou uma "Valquíria" de nove metros de altura por 34 de comprimento na Grande Praça, em Macau, no ano passado.

Joana Vasconcelos, 42 anos, nascida em Paris, mas a residir em Lisboa e com ateliê também na capital portuguesa, tornou-se na primeira mulher e criadora mais jovem a expor algumas das suas obras no Palácio de Versailles, em Paris, em 2012.

Representou oficialmente Portugal na Bienal de Arte de Veneza 2013, num projeto comissariado por Miguel Amado, que levou um cacilheiro transformado em obra de arte ao recinto principal da mostra internacional contemporânea.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.