sicnot

Perfil

Cultura

Museu dinamarquês expõe "Valquíria" de Joana Vasconcelos

O museu ARoS Art Museum, em Aarhus, na Dinamarca, adquiriu a obra "Valkyrie Rán", de Joana Vasconcelos, para integrar a exposição permanente, anunciou hoje o ateliê da artista, em Lisboa.

© Hugo Correia / Reuters

Ainda segundo o ateliê, esta obra, ainda em produção e parte integrante da série Valquírias, passará a ser a obra de maior dimensão a integrar a coleção permanente do museu dinamarquês.

"Valkyrie Rán" - que terá 50 metros de comprimento - será apresentada no contexto de uma grande exposição individual da artista que o museu irá inaugurar em outubro deste ano.

A instalação combina as técnicas tradicionais que caracterizam as Valquírias, como o crochê e bordados, com a tecnologia de luzes LED (Light Emitting Diode) e tecidos Kvadrat e foi adquirida com o contributo da Augustinus Fonden e da New Carlsberg Foundation.

Desta série, Joana Vasconcelos instalou uma "Valquíria" de nove metros de altura por 34 de comprimento na Grande Praça, em Macau, no ano passado.

Joana Vasconcelos, 42 anos, nascida em Paris, mas a residir em Lisboa e com ateliê também na capital portuguesa, tornou-se na primeira mulher e criadora mais jovem a expor algumas das suas obras no Palácio de Versailles, em Paris, em 2012.

Representou oficialmente Portugal na Bienal de Arte de Veneza 2013, num projeto comissariado por Miguel Amado, que levou um cacilheiro transformado em obra de arte ao recinto principal da mostra internacional contemporânea.

Lusa

  • Bruxelas aguarda relatório completo para analisar pesca da sardinha
    1:29
  • Madonna está outra vez em Lisboa 😲
    0:59
  • Novas regras para compra e venda de animais
    2:04

    País

    Foi aprovado o projeto de lei do PAN que regula transações de animais de companhia. O diploma proíbe, ainda, a publicidade e a venda online de animais selvagens. As multas para o incumprimento da legislação poderão ir dos 200 aos 3.740 euros.

  • Assédio proibido por lei
    1:40

    País

    Ser assediado no emprego é agora proibido por lei e passa a dar direito a indemnização. É o que prevê o diploma aprovado ontem no Parlamento, com as abstenções do PSD e do CDS.

  • Portugal com 3.ª maior dívida pública da UE

    Economia

    A dívida pública recuou, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia (UE), no primeiro trimestre, tendo Portugal registado a terceira maior dos 28 (130,5%), depois da Grécia e de Itália, divulga hoje o Eurostat.

  • Montenegro e o futuro do PSD: "Não vou pedir licença para avançar"
    1:41

    País

    Luís Montenegro admite que se achar que é a pessoa ideal para a liderança do PSD, não vai pedir licença a ninguém para avançar. Em entrevista à SIC Notícias, o ex-líder parlamentar do PSD diz que está ao lado de Passos Coelho mas sublinha que é importante que haja uma clarificação na liderança do partido.

    Entrevista SIC Notícias