sicnot

Perfil

Cultura

Snoopy e amigos já têm museu em Tóquio

Um museu dedicado à obra de Charles Schulz, o criador de "Peanuts" vai abrir no sábado em Tóquio, juntando centenas de vinhetas, estátuas, fotografias e desenhos originais do autor.

Será a primeira exposição temporária a sair dos Estados Unidos, do museu oficial de Schulz na Califórnia. Estará patente no bairro turístico de Roppongi e vai receber 60 esboços originais do falecido artista, escolhidos pela sua mulher.

Snoopy e as outras personagens da história, um grupo de crianças algo contestatário, vão estar representados sob a forma de estatuetas, vinhetas ou fotografias.

O museu de Tóquio, que estará aberto até 2018, conta igualmente com uma cafetaria, chamada "blanket" - cobertor, o objeto preferido de Linus.

Doze artistas japoneses e norte-americanos, como a escritora Banana Yoshimoto e o poeta Shuntaro Tanigawa, escolheram os seus objetos favoritos ligados ao mundo de Snoopy a expor no museu, entre os quais peluches, bandas desenhadas ou peças de roupa.

A banda desenhada humorística de Schulz tornou-se numa das mais icónicas da segunda metade do século XX, ao ponto de Snoopy ter uma estrela no Passeio da Fama de Los Angeles e um dos seus companheiros, Charlie Brown, ter dado nome a um módulo lunar da nave espacial Apollo 10.

Lusa

  • "Peanuts" comemoram 65 anos
    2:08

    Cultura

    Charlie Brown, Snoopy e companhia fazem 65 anos. Os bonecos criados por Charles Schulz, que ficaram conhecidos por "Peanuts", perduraram depois da morte do criador. Para assinalar a data, estreia um filme em 3D, que chega a Portugal no Natal.

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.