sicnot

Perfil

Cultura

Papa Wemba morreu enquanto atuava na Costa do Marfim

Papa Wemba morreu enquanto atuava na Costa do Marfim

Papa Wemba morreu ontem à noite em palco, quando atuava em Abidjan, na Costa do Marfim. O artista de 66 anos era um dos mais conhecidos da chamada world music. O músico congolês sofria de malária cerebral e esteve hospitalizado em fevereiro, em Paris. Conhecido como o Rei da Rumba congolesa, a sua carreira começou na década de 70. Em 2004, foi condenado a três meses de prisão por participar num esquema de imigração ilegal.

  • Músico congolês Papa Wemba morre em palco
    0:46

    Cultura

    O músico congolês Papa Wemba estava a atuar num concerto, na Costa do Marfim, quando subitamente interrompe a atuação e faz sinal aos assistentes de palco. De seguida acaba por perder os sentido e cair nos braços dos que os tentaram socorrer, sem sucesso. As bailarinas e os restantes elementos da banda aperceberam-se logo depois que o artista estava imóvel no centro do palco. O momento da morte ficou registado em vídeo. Papa Wemba, de 66 anos, era um nome de referência da worl music e considerado um dos músicos africanos mais influentes.

  • Incêndio em fábrica de congelados em Viseu continua ativo
    0:29

    País

    O incêndio que deflagrou esta manhã numa fábrica de produtos congelados em Viseu continua ativo no pavilhão principal. De acordo com o segundo comandante dos Bombeiros Municipais de Viseu, trata-se de um trabalho "demorado e difícil porque a estrutura está abalada". Contudo, os bombeiros conseguiram que o fogo não se propagasse a outros edifícios.

  • Nova fábrica de medicamentos inaugurada na Amadora
    1:36

    País

    Uma nova fábrica de produção de fármacos foi inaugurada esta terça-feira, na Amadora. O espaço dedica-se em exclusivo à produção de um medicamento inovador, para o tratamento do excesso de potássio no sangue.