sicnot

Perfil

Cultura

Morreu o ceramista Querubim Lapa

Morreu Querubim Lapa. O artista plástico tinha 90 anos. Ficou conhecido sobretudo pelo trabalho como ceramista em Lisboa. É o autor dos painéis da pastelaria Mexicana, azulejos da avenida 24 de julho, estação de metropolitano da Bela Vista ou na reitoria da Universidade de Lisboa e no Banco de Portugal.

A 10 de Junho do ano passado foi condecorado pelo então Presidente da República, Cavaco Silva.

O atual chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a perda do que diz ser um "nome maior da arte da cerâmica, com uma obra imensa".

Da parte do Governo, o ministro da Cultura considerou Querubim Lapa "um dos grandes artistas da terceira geração do modernismo português".

O corpo do artista vai estar em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, a partir das 17:00 de hoje.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Trump e os jornalistas: uma relação (su)rreal
    2:08
  • Novo campo de refugiados construído em Mossul

    Mundo

    Um novo campo de refugiados foi construído em Mossul, no Iraque. Com cerca de 4 mil tendas, foi construído durante 45 dias para albergar os deslocados que se prevê que aumentem com a atual ofensiva militar na zona ocidental da cidade.