sicnot

Perfil

Cultura

Morreu o ceramista Querubim Lapa

Morreu Querubim Lapa. O artista plástico tinha 90 anos. Ficou conhecido sobretudo pelo trabalho como ceramista em Lisboa. É o autor dos painéis da pastelaria Mexicana, azulejos da avenida 24 de julho, estação de metropolitano da Bela Vista ou na reitoria da Universidade de Lisboa e no Banco de Portugal.

A 10 de Junho do ano passado foi condecorado pelo então Presidente da República, Cavaco Silva.

O atual chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a perda do que diz ser um "nome maior da arte da cerâmica, com uma obra imensa".

Da parte do Governo, o ministro da Cultura considerou Querubim Lapa "um dos grandes artistas da terceira geração do modernismo português".

O corpo do artista vai estar em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, a partir das 17:00 de hoje.

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "Situação humanitária dos civis em Ghouta é aterradora"
    0:49

    Mundo

    O enviado especial da ONU para a Síria lançou esta sexta-feira um novo apelo a um cessar-fogo. O responsável está particularmente preocupado com a situação da população civil e diz que é preciso evitar que se repita em Ghouta o que se passou em Alepo.

  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05
  • Instantes de uma noite de futebol europeu
    0:41
  • Não dá mais, Brasil!
    18:00