sicnot

Perfil

Cultura

Morreu o ceramista Querubim Lapa

Morreu Querubim Lapa. O artista plástico tinha 90 anos. Ficou conhecido sobretudo pelo trabalho como ceramista em Lisboa. É o autor dos painéis da pastelaria Mexicana, azulejos da avenida 24 de julho, estação de metropolitano da Bela Vista ou na reitoria da Universidade de Lisboa e no Banco de Portugal.

A 10 de Junho do ano passado foi condecorado pelo então Presidente da República, Cavaco Silva.

O atual chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a perda do que diz ser um "nome maior da arte da cerâmica, com uma obra imensa".

Da parte do Governo, o ministro da Cultura considerou Querubim Lapa "um dos grandes artistas da terceira geração do modernismo português".

O corpo do artista vai estar em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, a partir das 17:00 de hoje.

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • O projeto pioneiro que apoia crianças com doenças incuráveis
    3:30

    País

    A única unidade de cuidados paliativos pediátricos do país situa-se em São Mamede de Infesta. Inaugurado há quase dois anos, pelo Kastelo, há passaram 68 crianças com doenças incuráveis. A instituição lançou agora uma campanha de donativos para construir um parque aquático.