sicnot

Perfil

Cultura

Festival Internacional da Máscara Ibérica alargado ao Museu da Marioneta e ao Teatro Taborda

O Festival Internacional Máscara Ibérica (FIMI) regressa a Lisboa entre quinta-feira e domingo, com uma programação alargada ao Museu da Marioneta e ao Teatro Taborda, disse à Lusa fonte da organização.

© Rafael Marchante / Reuters

"Este ano quisemos ter uma representação do território ainda mais forte, sendo que temos um dia dedicado a Miranda [do Douro], e alargámos a programação fora do espaço do Rossio, com atividades previstas para o Museu da Marioneta e para o Teatro Taborda", informou o presidente da associação de promoção cultural PROGESTUR, Hélder Ferreira.

O responsável salientou ainda que para a edição deste ano houve uma preocupação redobrada em "melhorar a imagem do próprio espaço" e que "quem esteve nos anos anteriores no Rossio vai encontrar um espaço mais agradável, com a realização de atividades para todos".

O Museu da Marioneta, gerido pela empresa municipal EGEAC, parceira na organização do evento, é uma das novidades nesta edição, recebendo 'workshops' para crianças, a partir das 14:30 de sábado.

"Achámos que fazia todo o sentido haver uma ligação com este espaço, uma vez que este museu também tem uma componente relacionada com máscaras", esclareceu a presidente do conselho de administração da EGEAC, Joana Gomes Cardoso.

O ponto alto do FIMI está marcado para sábado, a partir das 16:30, com o tradicional Desfile da Máscara Ibérica, que parte da Praça do Município, passando pela Rua do Ouro, e que termina no Rossio.

Para Hélder Ferreira, esta atividade "é aquilo que diferencia [o festival] ainda mais de outros projetos".

À semelhança dos anos anteriores, o evento conta ainda com a iniciativa Mostra das Regiões, que decorre todos os dias a partir das 11:00, com a divulgação da oferta gastronómica e cultural das 30 regiões participantes.

Antes do certame é realizado um concurso de fotografia, cujas imagens selecionadas pelo júri e pelo público estarão expostas no Teatro Taborda durante todo o festival, seguindo depois numa mostra itinerante por vários pontos de Portugal e Espanha durante o ano.

A dignificação e a promoção da temática da máscara, em conjunto com uma promoção do desenvolvimento regional, é o principal objetivo deste festival, que nos últimos anos tem contribuído para que "em termos culturais haja uma outra atenção quando se olha para a máscara e uma maior curiosidade pelos territórios que ligados a esta temática", sublinhou Hélder Ferreira.

Joana Cardoso acrescentou também que Lisboa é utilizada durante o FIMI como "uma espécie de montra" que dá oportunidade a quem visita o certame de conhecer "aquilo que se passa em diversas regiões do país".

Ao longo dos quatro dias do festival, organizado numa parceria conjunta entre a PROGESTUR, a EGEAC e com a Câmara Municipal de Lisboa, os visitantes podem ainda contar com animação de rua, sessões de autógrafos, tertúlias e diversos espetáculos musicais.

Lusa

  • Primeiro-ministro agradece sacrifícios dos portugueses
    0:46

    Economia

    O primeiro-ministro diz que os números do INE em relação ao défice de 2016 são prova de que havia uma alternativa e deixou uma palavra de agradecimento aos portugueses. As declarações de António Costa foram feiras aos jornalistas em Roma, onde se encontra para assinalar no sábado os 60 anos da União Europeia.

  • Jerónimo diz que UE vai continuar a causar constrangimentos a Portugal
    0:35

    Economia

    Esta sexta-feira na inauguração de uma exposição em Almada que denuncia a precariedade dos postos de trabalho, Jerónimo de Sousa falou sobre o défice de 2016. Para o secretário-geral do PCP, apesar do Governo ter ido além do exigido por Bruxelas, a União Europeia vai continuar a impedir Portugal de crescer.

  • Enfermeiros desconvocam greve

    País

    O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) desconvocou esta sexta-feira a greve geral nacional marcada para quinta e sexta-feira da próxima semana, anunciou o presidente da estrutura, justificando com os compromissos assumidos pelo Ministério da Saúde.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33

    País

    O Comissário Europeu da Saúde defende uma proibição total do consumo de tabaco no espaço público. Esta e outras medidas foram defendidas, ontem, na Conferência Tabaco e Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro. 

  • Visitar o Titanic vai custar 97 mil euros por pessoa

    Mundo

    Uma viagem a bordo do Titanic em 1912 era considerada uma viagem de luxo. Mais de 100 anos depois, continua a ser um luxo visitar o Titanic. Em 2018, vai ser possível conhecer os restos daquele que em tempos foi o maior navio do mundo. Contudo, nem todos vão poder fazê-lo, pois a viagem irá custar cerca de 97 mil euros por pessoa.