sicnot

Perfil

Cultura

Museu do Oriente celebra hoje oito anos com visitas, ateliês e conferências

O Museu do Oriente, em Lisboa, celebra hoje oito anos de atividade com um programa aberto ao público, que inclui exibições com instrumentos asiáticos e artes marciais, ateliês, visitas e conferências.

museudooriente.pt

Inaugurado a 08 de maio de 2006, o museu recebeu, desde a abertura, até fevereiro último, 628.860 pessoas, entre entradas em exposições, espetáculos, cursos, conferências e no centro de documentação, segundo dados revelados à agência Lusa pela instituição.

Após uma semana de celebrações, o programa de hoje decorre das 10:00 às 18:00 com, entre outras atividades, um ensaio aberto de gamelão, pelo grupo musical Yogistragong, uma visita/jogo para famílias e visitas orientadas às exposições ou a determinadas obras.

Também estão previstas demonstrações e um 'workshop' de Iaido, arte marcial japonesa, uma conferência por Camilo Martins de Oliveira sobre "Japão -- itinerário de muitos olhares", uma oficina de caligrafia chinesa e uma demonstração de Taichi.

Para o público, o Museu do Oriente é uma das faces mais visíveis da Fundação Oriente, possuindo um património museológico com mais de 15.000 peças da Ásia, desde máscaras a mobiliário, passando por armaduras, mapas, têxteis, biombos, porcelanas, terracotas, desenhos e pinturas.

Uma das peças mais relevantes da coleção é um biombo namban que retrata a chegada dos portugueses ao Japão, no século XVII, com marinheiros e jesuítas.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.