sicnot

Perfil

Cultura

Museu do Oriente celebra hoje oito anos com visitas, ateliês e conferências

O Museu do Oriente, em Lisboa, celebra hoje oito anos de atividade com um programa aberto ao público, que inclui exibições com instrumentos asiáticos e artes marciais, ateliês, visitas e conferências.

museudooriente.pt

Inaugurado a 08 de maio de 2006, o museu recebeu, desde a abertura, até fevereiro último, 628.860 pessoas, entre entradas em exposições, espetáculos, cursos, conferências e no centro de documentação, segundo dados revelados à agência Lusa pela instituição.

Após uma semana de celebrações, o programa de hoje decorre das 10:00 às 18:00 com, entre outras atividades, um ensaio aberto de gamelão, pelo grupo musical Yogistragong, uma visita/jogo para famílias e visitas orientadas às exposições ou a determinadas obras.

Também estão previstas demonstrações e um 'workshop' de Iaido, arte marcial japonesa, uma conferência por Camilo Martins de Oliveira sobre "Japão -- itinerário de muitos olhares", uma oficina de caligrafia chinesa e uma demonstração de Taichi.

Para o público, o Museu do Oriente é uma das faces mais visíveis da Fundação Oriente, possuindo um património museológico com mais de 15.000 peças da Ásia, desde máscaras a mobiliário, passando por armaduras, mapas, têxteis, biombos, porcelanas, terracotas, desenhos e pinturas.

Uma das peças mais relevantes da coleção é um biombo namban que retrata a chegada dos portugueses ao Japão, no século XVII, com marinheiros e jesuítas.

Lusa

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.