sicnot

Perfil

Cultura

Compositor e pianista Michael Nyman inicia hoje digressão portuguesa

O compositor e pianista britânico Michael Nyman atua hoje na Casa da Música, no Porto, com sala esgotada, e inaugura, na quarta-feira, o Festival de Música de Sintra, no Centro Olga Cadaval, onde volta a atuar na sexta-feira.

Itsuo Inouye

Estes concertos são o ponto de partida de um digressão nacional do pianista inglês, que tem por base temas das bandas sonoras que compôs para filmes, como "O Piano", de Jane Campion.

A digressão marca o regresso do pianista aos palcos nacionais, depois da realizada em 2013 e da atuação, no ano passado, no Teatro das Figuras, em Faro.

Em declarações à Lusa, o músico afirmou que compor música para cinema lhe dá "especial gosto" mas, como compositor, tem "produzido outro tipo de material, como suites [e ópera], pelo simples prazer de fazer música e deleitar quem a escuta".

Depois do Porto, hoje, e do Olga Cadaval, onde toca na quinta e na sexta-feira, Nyman atua no dia 14, no auditório do Convento São Francisco, em Coimbra, no dia 21 de maio, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, e encerra a digressão com um regresso ao ponto de partida, a Casa da Música, no Porto, no dia 22 de maio.

O alinhamento dos concertos é constituído por "temas familiares" das bandas sonoras que compôs, cujas imagens serão projetadas, enquanto toca.

"A audiência será surpreendida por esta combinação entre música tocada ao vivo e imagens, o que poderá ser também um estímulo", acrescentou.

A ideia destes recitais partiu "do álbum editado há uns seis anos, 'The Piano Sings', que recuperava alguns temas mais conhecidos de bandas sonoras e, por outro lado, permitia afastar aquela apresentação, um pouco à rock n'roll, a Michael Nyman Band".

"Nestes concertos vou explorar o meu repertório pianístico", disse o compositor que tem escrito partituras também para ópera.

Nyman, 72 anos, afirmou que este conjunto de concertos mostra mais aquilo que é, "um pianista e um homem que compõe essencialmente para piano, apesar das conhecidas orquestrações de peças pianísticas suas, que têm servido de banda sonora a muitos filmes", como "O cozinheiro, o ladrão, a sua mulher e o amante dela", de Peter Greenaway.

Michael Nyman, em 1964, venceu o Howard Carr Memorial Prize de Composição.

Entre 1968 e 1978, foi crítico musical, nunca deixando totalmente de lado a composição, escrevendo até várias peças, durante este período, nomeadamente para filmes de Peter Greenaway, com o seu grupo Campiello Band, antecessor da atual Michael Nyman Band, cujo primeiro álbum foi publicado em 1981.

Nyman compôs para onze filmes de Peter Greenaway, entre os quais "O contrato do desenhador", "Drowning by numbers" ou "Prospero's Books".

Em 1993, compôs a banda sonora de "O Piano", o filme premiado de Jane Campion, cujo álbum vendeu mais de três milhões de cópias em todo o mundo, e foi distinguido com vários galardões, entre os quais o BAFTA, prémio da academia britânica de cinema e televisão.

Em 2003, iniciou uma residência artística de dois anos no Badisches Staatstheater, em Karlsruhe, na Alemanha, da qual resultaram três óperas.

Em 2005, participou, em Quioto, no Japão, num concerto em defesa da conservação ambiental. Em 2008, foi distinguido pela rainha Isabel II, de Inglaterra, com o grau de comandante da Ordem do Império Britânico. Em 2012, compôs a banda sonora do filme "Everday", de Michael Winterbottom.

Lusa

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.