sicnot

Perfil

Cultura

Jornal oficial chinês destaca faceta romântica de Lisboa

O principal jornal oficial chinês de língua inglesa, o China Daily, dedica hoje uma extensa reportagem a Lisboa, que descreve como uma "cidade para apaixonados", e homenageia a riqueza arquitetónica e histórica da capital portuguesa e de Sintra.

Palácio da Pena, em Sintra (Arquivo)

Palácio da Pena, em Sintra (Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

"A sua estética apela igualmente a casais apaixonados e aficionados da arquitetura", aponta o jornal, num texto assinado pelo jornalista Erik Nilsson e acompanhado de fotografias do Palácio da Pena e do Castelo dos Mouros, em Sintra.

"Talvez a característica mais marcante da paisagem de Lisboa resida nos geométricos padrões coloridos que irradiam de edifícios cobertos por azulejos", descreve o ator.

Numa alusão à "encantadora miscelânea de construções que colidem contra a costa oceânica como ondas", Nilsson retrata ainda "o poliamor entre o neogótico, neoárabe, neobarroco, neoclássico, art déco, arte nova e estruturas medievais".

E prossegue com uma descrição do Castelo dos Mouros e a sua área circundante: "Florestas de uma biodiversidade em flor", que no "espírito do pensamento romântico, nunca foram arranjadas".

Também o Palácio da Pena é descrito com louvores: "Um santuário de romantismo", escreve Nilsson, que em março passado assinou um texto sobre o Porto e o Vale do Douro.

Neste caso, o autor destacou a cultura vinícola do Norte de Portugal, com vivas descrições do Alto Douro Vinhateiro e das paisagens que preenchem o percurso até à Ribeira portuense.

Fundado no início da década de 1980, o China Daily é o mais antigo jornal oficial chinês de língua inglesa, com edições diárias no continente, em Hong Kong e nos Estados Unidos da América, e edições semanais para a Europa e África.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.