sicnot

Perfil

Cultura

Jornal oficial chinês destaca faceta romântica de Lisboa

O principal jornal oficial chinês de língua inglesa, o China Daily, dedica hoje uma extensa reportagem a Lisboa, que descreve como uma "cidade para apaixonados", e homenageia a riqueza arquitetónica e histórica da capital portuguesa e de Sintra.

Palácio da Pena, em Sintra (Arquivo)

Palácio da Pena, em Sintra (Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

"A sua estética apela igualmente a casais apaixonados e aficionados da arquitetura", aponta o jornal, num texto assinado pelo jornalista Erik Nilsson e acompanhado de fotografias do Palácio da Pena e do Castelo dos Mouros, em Sintra.

"Talvez a característica mais marcante da paisagem de Lisboa resida nos geométricos padrões coloridos que irradiam de edifícios cobertos por azulejos", descreve o ator.

Numa alusão à "encantadora miscelânea de construções que colidem contra a costa oceânica como ondas", Nilsson retrata ainda "o poliamor entre o neogótico, neoárabe, neobarroco, neoclássico, art déco, arte nova e estruturas medievais".

E prossegue com uma descrição do Castelo dos Mouros e a sua área circundante: "Florestas de uma biodiversidade em flor", que no "espírito do pensamento romântico, nunca foram arranjadas".

Também o Palácio da Pena é descrito com louvores: "Um santuário de romantismo", escreve Nilsson, que em março passado assinou um texto sobre o Porto e o Vale do Douro.

Neste caso, o autor destacou a cultura vinícola do Norte de Portugal, com vivas descrições do Alto Douro Vinhateiro e das paisagens que preenchem o percurso até à Ribeira portuense.

Fundado no início da década de 1980, o China Daily é o mais antigo jornal oficial chinês de língua inglesa, com edições diárias no continente, em Hong Kong e nos Estados Unidos da América, e edições semanais para a Europa e África.

Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52
    Tempo Extra

    Tempo Extra

    3ª FEIRA 23:00

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que o blogue de Hugo Gil, associado ao Benfica, partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • Fredy Montero é reforço do Sporting

    Desporto

    O colombiano Fredy Montero está de regresso ao Sporting, anunciou o clube. O avançado de 30 anos já tinha vestido a camisola dos leões entre 2013 e 2015, antes de passar pelos chineses do Tianjin Teda e nos canadianos dos Vancouver Whitecaps.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, como já tinha sido divulgado, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • "É preciso namorar bem para que o namoro dê certo"
    2:31
  • Governo vai proibir refeições nos monumentos com estatuto de panteão
    0:53

    País

    O Governo vai acabar com as refeições no Panteão Nacional e em edifícios com estatuto semelhante, como os mosteiros dos Jerónimos e da Batalha. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo ministro da Cultura, no Parlamento. Luís Filipe Castro Mendes esclareceu que a decisão surge no âmbito da revisão do regulamento sobre os monumentos.