sicnot

Perfil

Cultura

"Remake" do filme sobre milagre do Sol de Fátima apresentado sexta-feira em Cannes

O projeto do "remake" do filme "The miracle of Our Lady of Fatima" (1952) e que pretende difundir a mensagem de paz de Fátima é apresentado na sexta-feira em Cannes, estando previsto que as gravação comecem no verão.

Francisco Seco

"Fátima" retrata a história dos eventos da Cova da Iria, em Fátima, no distrito de Santarém, que a produção do filme descreve como "sobrenaturais" e que estão relacionados com o testemunho de cerca de 70 mil pessoas, que alegaram ter visto o "milagre do Sol" a 13 de outubro de 1917.

O projeto, que terá um investimento de 10 milhões de euros, junta investidores de vários países e será rodado em Roma e na região de Lazio durante o próximo verão.

Num comunicado da produção do filme, Frida Torresblanco diz que esta é uma história incrivelmente pertinente", acrescentando a produtora que "Fátima" servirá para "transmitir o impacto da fé na vida dos crentes".

"A mensagem de paz de Fátima é universal. Mais do que nunca, o mundo deve pensar sobre como, hoje em dia, podemos ajudar a humanidade e realçar o que de facto é positivo na Terra", afirma outra das produtoras, Rose Ganguzza.

"Fátima" terá como realizador será Marco Pontecorvo, que trabalhou em "A Guerra dos Tronos".

No dia da apresentação do projeto, que coincide com o 99.º aniversário das aparições de Fátima, será celebrada uma missa na Catedral de Notre Dame da Boa Viagem, em Cannes, França.

O filme é iniciativa de três produtoras norte-americanas e de uma italiana. No total, o custo da produção está calculado em 12 milhões de dólares, cerca de 10,7 milhões de euros.

Para o vice-reitor do Santuário de Fátima, igualmente citado pelo serviço de imprensa do filme, a nova produção "é uma boa iniciativa", acreditando Vítor Coutinho que "Fátima", ainda sem data de estreia anunciada, poderá ser "um bom instrumento para a difusão da mensagem de Fátima".

Lusa

  • Tomadas medidas para evitar danos ambientais após acidente na barra da Armona
    1:49

    País

    Quatro tripulantes foram transportados para o hospital com hipotermia, depois de terem caído ao mar. A embarcação onde seguiam, e que faz trabalhos de reposição de areias, virou-se esta manhã, na ilha da Armona, em Olhão. As autoridades vão abrir um inquérito para apurar as causas do acidente e estão a tomar medidas para evitar danos ambientais, visto que a embarcação transportava 12 mil litros de gasóleo.

  • Papa no Chile em ambiente de contestação à Igreja Católica
    3:13

    Mundo

    O Papa pediu hoje perdão pelos crimes de pedofilia cometidos por membros da Igreja Católica no Chile, referindo que sentiu "dor e vergonha" diante do "dano irreparável" causado às crianças vítimas de abuso sexual. Francisco está a cumprir uma deslocação de três dias ao Chile, onde a contestação à visita e à Igreja se faz sentir. O Papa enfrenta um ambiente hostil na sexta viagem à América Latina, devido à denúncia de abusos sexuais na Igreja.

  • Reviravolta na Operação Fizz
    1:09

    País

    O juiz que vai julgar o chamado processo da Operação Fizz decidiu aceitar as denúncias de Orlando Figueira contra o presidente do Banco Atlântico e o advogado Daniel Proença de Carvalho. As acusações do principal arguido contra o banqueiro Carlos Silva e o advogado Proença de Carvalho podem trazer uma reviravolta ao processo.

  • Apoio psicológico fundamental em Vila Nova da Rainha
    2:19
  • Projeto Bairros Sem Cárie levou 300 pessoas do Seixal ao dentista
    3:08

    País

    Portugal tem dos piores indicadores de saúde oral da Europa e ir ao dentista é quase um luxo. Num país assim ganham ainda mais relevância iniciativas como o projeto Bairros Sem Cárie. 300 pessoas de bairros sociais do Seixal tiveram uma consulta de estomatologia gratuita.

  • Homem rompe a garganta ao tentar impedir espirro

    Mundo

    Impedir um espirro apertando o nariz pode causar sérias lesões. Foi o que aconteceu a um homem na Grã-Bretanha que teve de ser hospitalizado porque sofreu uma rutura na garganta ao apertar boca e nariz ao espirrar.