sicnot

Perfil

Cultura

"Remake" do filme sobre milagre do Sol de Fátima apresentado sexta-feira em Cannes

O projeto do "remake" do filme "The miracle of Our Lady of Fatima" (1952) e que pretende difundir a mensagem de paz de Fátima é apresentado na sexta-feira em Cannes, estando previsto que as gravação comecem no verão.

Francisco Seco

"Fátima" retrata a história dos eventos da Cova da Iria, em Fátima, no distrito de Santarém, que a produção do filme descreve como "sobrenaturais" e que estão relacionados com o testemunho de cerca de 70 mil pessoas, que alegaram ter visto o "milagre do Sol" a 13 de outubro de 1917.

O projeto, que terá um investimento de 10 milhões de euros, junta investidores de vários países e será rodado em Roma e na região de Lazio durante o próximo verão.

Num comunicado da produção do filme, Frida Torresblanco diz que esta é uma história incrivelmente pertinente", acrescentando a produtora que "Fátima" servirá para "transmitir o impacto da fé na vida dos crentes".

"A mensagem de paz de Fátima é universal. Mais do que nunca, o mundo deve pensar sobre como, hoje em dia, podemos ajudar a humanidade e realçar o que de facto é positivo na Terra", afirma outra das produtoras, Rose Ganguzza.

"Fátima" terá como realizador será Marco Pontecorvo, que trabalhou em "A Guerra dos Tronos".

No dia da apresentação do projeto, que coincide com o 99.º aniversário das aparições de Fátima, será celebrada uma missa na Catedral de Notre Dame da Boa Viagem, em Cannes, França.

O filme é iniciativa de três produtoras norte-americanas e de uma italiana. No total, o custo da produção está calculado em 12 milhões de dólares, cerca de 10,7 milhões de euros.

Para o vice-reitor do Santuário de Fátima, igualmente citado pelo serviço de imprensa do filme, a nova produção "é uma boa iniciativa", acreditando Vítor Coutinho que "Fátima", ainda sem data de estreia anunciada, poderá ser "um bom instrumento para a difusão da mensagem de Fátima".

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC