sicnot

Perfil

Cultura

Pintura de Frida Kahlo vendida em leilão por valor recorde

Uma pintura de Frida Kahlo foi arrematada, na quinta-feira, num leilão da Christie's em Nova Iorque por oito milhões de dólares, um recorde para obras da artista mexicana.

"Two Nudes in the Forest (The Land Itself)", 1939

"Two Nudes in the Forest (The Land Itself)", 1939

"Two Nudes in the Forest (The Land Itself)", de 1939, que retrata duas mulheres nuas, foi vendida pelo valor mais baixo estimado antes do leilão -- que era de entre oito e 12 milhões de dólares --, mas ultrapassou largamente o antigo recorde em leilão de obras da artista.

Em 2006, "Roots" foi adquirido por 5,6 milhões de dólares, numa venda da Sotheby's, também realizada em Nova Iorque.

Frida Kahlo (1907-1954) foi a primeira artista latino-americana a cruzar o limiar de um milhão de dólares com a pintura "Diego y Yo", adjudicada por 1,4 milhões em 1990.

A venda realizada esta quinta-feira foi o último grande evento da semana de leilões da primavera em Nova Iorque.

Lusa

  • Cascais recebe exposição de fotografias originais de Frida Kahlo
    5:25

    Edição da Manhã

    Portugal recebe pela primeira vez uma exposição de fotografias originais de Frida Kahlo, uma das maiores artistas do Século XX, que se destacou pela irreverência do seu estilo artístico e pelo contributo ao conceito de Moda da época. A exposição vai estar patente a partir de amanhã e até 12 de Julho em Cascais e a curadora, Astrid Sauer, esteve hoje na Edição da Manhã.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Marcelo comenta comparação de Centeno a Ronaldo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, comentou esta quarta-feira a comparação que o ministro das Finanças alemão terá feito entre Mário Centeno e Ronaldo, considerando que "quem quer que disse isso, por uma vez não pensou mal".