sicnot

Perfil

Cultura

Pintura de Frida Kahlo vendida em leilão por valor recorde

Uma pintura de Frida Kahlo foi arrematada, na quinta-feira, num leilão da Christie's em Nova Iorque por oito milhões de dólares, um recorde para obras da artista mexicana.

"Two Nudes in the Forest (The Land Itself)", 1939

"Two Nudes in the Forest (The Land Itself)", 1939

"Two Nudes in the Forest (The Land Itself)", de 1939, que retrata duas mulheres nuas, foi vendida pelo valor mais baixo estimado antes do leilão -- que era de entre oito e 12 milhões de dólares --, mas ultrapassou largamente o antigo recorde em leilão de obras da artista.

Em 2006, "Roots" foi adquirido por 5,6 milhões de dólares, numa venda da Sotheby's, também realizada em Nova Iorque.

Frida Kahlo (1907-1954) foi a primeira artista latino-americana a cruzar o limiar de um milhão de dólares com a pintura "Diego y Yo", adjudicada por 1,4 milhões em 1990.

A venda realizada esta quinta-feira foi o último grande evento da semana de leilões da primavera em Nova Iorque.

Lusa

  • Cascais recebe exposição de fotografias originais de Frida Kahlo
    5:25

    Edição da Manhã

    Portugal recebe pela primeira vez uma exposição de fotografias originais de Frida Kahlo, uma das maiores artistas do Século XX, que se destacou pela irreverência do seu estilo artístico e pelo contributo ao conceito de Moda da época. A exposição vai estar patente a partir de amanhã e até 12 de Julho em Cascais e a curadora, Astrid Sauer, esteve hoje na Edição da Manhã.

  • Governo sírio só aceitará cessar-fogo após retirada de rebeldes
    1:29

    Mundo

    O Presidente sírio Bashar Al- Assad diz que só aceitará um acordo de cessar-fogo em Alepo que inclua a retirada de todos os rebeldes da cidade. Na Alemanha, Merkel considerou que a situação na Síria é vergonhosa devido à incapacidade da comunidade internacional aliviar o conflito.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Como (não) travar no gelo
    1:02

    Mundo

    Um vídeo gravado em Montreal, no Canadá, mostra como é quase impossível travar em estradas cobertas de gelo.