sicnot

Perfil

Cultura

Pintura de Frida Kahlo vendida em leilão por valor recorde

Uma pintura de Frida Kahlo foi arrematada, na quinta-feira, num leilão da Christie's em Nova Iorque por oito milhões de dólares, um recorde para obras da artista mexicana.

"Two Nudes in the Forest (The Land Itself)", 1939

"Two Nudes in the Forest (The Land Itself)", 1939

"Two Nudes in the Forest (The Land Itself)", de 1939, que retrata duas mulheres nuas, foi vendida pelo valor mais baixo estimado antes do leilão -- que era de entre oito e 12 milhões de dólares --, mas ultrapassou largamente o antigo recorde em leilão de obras da artista.

Em 2006, "Roots" foi adquirido por 5,6 milhões de dólares, numa venda da Sotheby's, também realizada em Nova Iorque.

Frida Kahlo (1907-1954) foi a primeira artista latino-americana a cruzar o limiar de um milhão de dólares com a pintura "Diego y Yo", adjudicada por 1,4 milhões em 1990.

A venda realizada esta quinta-feira foi o último grande evento da semana de leilões da primavera em Nova Iorque.

Lusa

  • Cascais recebe exposição de fotografias originais de Frida Kahlo
    5:25

    Edição da Manhã

    Portugal recebe pela primeira vez uma exposição de fotografias originais de Frida Kahlo, uma das maiores artistas do Século XX, que se destacou pela irreverência do seu estilo artístico e pelo contributo ao conceito de Moda da época. A exposição vai estar patente a partir de amanhã e até 12 de Julho em Cascais e a curadora, Astrid Sauer, esteve hoje na Edição da Manhã.

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".