sicnot

Perfil

Cultura

Pintura de Frida Kahlo vendida em leilão por valor recorde

Uma pintura de Frida Kahlo foi arrematada, na quinta-feira, num leilão da Christie's em Nova Iorque por oito milhões de dólares, um recorde para obras da artista mexicana.

"Two Nudes in the Forest (The Land Itself)", 1939

"Two Nudes in the Forest (The Land Itself)", 1939

"Two Nudes in the Forest (The Land Itself)", de 1939, que retrata duas mulheres nuas, foi vendida pelo valor mais baixo estimado antes do leilão -- que era de entre oito e 12 milhões de dólares --, mas ultrapassou largamente o antigo recorde em leilão de obras da artista.

Em 2006, "Roots" foi adquirido por 5,6 milhões de dólares, numa venda da Sotheby's, também realizada em Nova Iorque.

Frida Kahlo (1907-1954) foi a primeira artista latino-americana a cruzar o limiar de um milhão de dólares com a pintura "Diego y Yo", adjudicada por 1,4 milhões em 1990.

A venda realizada esta quinta-feira foi o último grande evento da semana de leilões da primavera em Nova Iorque.

Lusa

  • Cascais recebe exposição de fotografias originais de Frida Kahlo
    5:25

    Edição da Manhã

    Portugal recebe pela primeira vez uma exposição de fotografias originais de Frida Kahlo, uma das maiores artistas do Século XX, que se destacou pela irreverência do seu estilo artístico e pelo contributo ao conceito de Moda da época. A exposição vai estar patente a partir de amanhã e até 12 de Julho em Cascais e a curadora, Astrid Sauer, esteve hoje na Edição da Manhã.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22