sicnot

Perfil

Cultura

Prémios Sophia atribuídos hoje em Lisboa

Um filme de António-Pedro Vasconcelos lidera, pelo segundo ano consecutivo, os prémios Sophia, que serão atribuídos hoje pela Academia Portuguesa de Cinema, numa cerimónia no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. "Amor impossível" soma 17 nomeações, entre as quais de melhor filme, realização, representação e argumento. Em 2015, António-Pedro Vasconcelos conquistou nove prémios Sophia com a longa-metragem anterior, "Os gatos não têm vertigens".

António-Pedro Vasconcelos, cineasta.

António-Pedro Vasconcelos, cineasta.

©Jaime Serôdio/ Sociedade Portuguesa Autores

Nesta quinta edição dos Sophia, o filme "Yvone Kane", de Margarida Cardoso, soma dez nomeações, tantas quantas a comédia "Capitão Falcão", de João Leitão, que, no entanto, ficou fora das categorias de melhor filme e realização.

"Montanha", primeira longa-metragem de João Salaviza, está nomeada para oito Sophia.

Para melhor filme, além dos filmes de António-Pedro Vasconcelos, Margarida Cardoso e João Salaviza, foi igualmente nomeada a longa-metragem "As Mil e Uma Noites - Volume 2, O Desolado", da trilogia de Miguel Gomes.

Os quatro realizadores estão também nomeados para o prémio Sophia.

"Pára-me de repente o pensamento", de Jorge Pelicano, "Volta à Terra", de João Pedro Plácido, "Alto Bairro", de Rui Simões, e "Portugal-Um dia de cada vez", de João Canijo e Anabela Moreira, estão indicados para melhor documentário.

Na animação, destacam-se "Nossa Senhora da Apresentação", de Abi Feijó, "Amélia & Duarte", de Alice Guimarães e Mónica Santos, "Vígil", de Rita Cruchinho Neves, e "O Campo à Beira Mar", de André Ruivo.

Para melhor curta-metragem de ficção, os nomeados são "O Rebocador", de Jorge Cramez, "Rampa", de Margarida Lucas, "Aula de Condução", de André Santos e Marco Leão, e "A Glória de Fazer Cinema em Portugal", de Manuel Mozos.

O prémio Sophia de carreira será atribuído à atriz Carmen Dolores e ao diretor de fotografia Fernando Costa.

O melhor filme dos Prémios Sophia será exibido no âmbito da Festa do Cinema, a decorrer de segunda a quarta-feira, com os bilhetes a descerem aos 2,5 euros, em diferentes salas do país.

Os Prémios Sophia, que distinguem os profissionais do cinema nacional pelos seus próprios pares, foram lançados em 2012, um ano depois da criação da Academia Portuguesa de Cinema.

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, está presente na gala dos Prémios Sophia.

Lusa

  • Ricardo Salgado constituído arguido no processo EDP

    País

    Ricardo Salgado foi constituído arguido no processo EDP. Uma notícia confirmada pela defesa do antigo banqueiro. A defesa de Ricardo Salgado diz ser falsa e despropositada a tese do Ministério Público e nega que o banqueiro tenha participado num suposto ato de corrupção em benefício do GES e da EDP.

  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • Passageiros do voo da Southwest Airlines usaram as máscaras de oxigénio ao contrário

    Mundo

    Uma pessoa morreu e sete outras ficaram feridas esta terça-feira depois de um avião da Southwest Airlines ter aterrado de emergência no aeroporto de Filadélfia, nos Estados Unidos. Ao longo da semana várias pessoas ligadas à aviação fizeram comentários sobre a forma como os passageiros utilizaram as máscaras de oxigénio, como é o caso de Bobby Laurie, um ex-comissário de bordo.

    SIC

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Cultura

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16