sicnot

Perfil

Cultura

Escritora sul-coreana Han Kang vence Man Booker International Prize 2016

A escritora sul-coreana Han Kang venceu hoje o Man Booker International Prize 2016 com o romance "A Vegetariana", anunciou em Londres o presidente do júri.

© Neil Hall / Reuters

O escritor angolano José Eduardo Agualusa era um dos seis finalistas com o livro "General Theory of Oblivion" ("Teoria Geral do Esquecimento"), traduzido para inglês por Daniel Hahn.

A 'shortlist' incluia ainda Elena Ferrante (Itália), Yan Lianke (China), Orhan Pamuk (Turquia) e Robert Seethaler (Áustria).

O Man Booker International Prize, um dos mais prestigiados prémios literários em língua inglesa, tem o valor de 50 mil libras (64,3 mil euros) e é dividido equitativamente entre o autor e o tradutor da obra.

Os seis romances que chegaram à final resultam de uma lista intermédia de 13 escolhas efetuadas entre os 155 livros apresentados a concurso.

Lusa

  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.