sicnot

Perfil

Cultura

Escritora sul-coreana Han Kang vence Man Booker International Prize 2016

A escritora sul-coreana Han Kang venceu hoje o Man Booker International Prize 2016 com o romance "A Vegetariana", anunciou em Londres o presidente do júri.

© Neil Hall / Reuters

O escritor angolano José Eduardo Agualusa era um dos seis finalistas com o livro "General Theory of Oblivion" ("Teoria Geral do Esquecimento"), traduzido para inglês por Daniel Hahn.

A 'shortlist' incluia ainda Elena Ferrante (Itália), Yan Lianke (China), Orhan Pamuk (Turquia) e Robert Seethaler (Áustria).

O Man Booker International Prize, um dos mais prestigiados prémios literários em língua inglesa, tem o valor de 50 mil libras (64,3 mil euros) e é dividido equitativamente entre o autor e o tradutor da obra.

Os seis romances que chegaram à final resultam de uma lista intermédia de 13 escolhas efetuadas entre os 155 livros apresentados a concurso.

Lusa

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22