sicnot

Perfil

Cultura

Governo anuncia verba de 18M€ para concursos de apoio ao cinema e audiovisual

O secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, disse hoje no parlamento que o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) dispõe de "um envelope de 18 milhões de euros", para os concursos de apoio financeiro, em 2016.

Miguel Honrado sublinhou tratar-se de mais um milhão do que no ano passado, para os concursos de apoio financeiro ao cinema e audiovisual.

Em fevereiro, o calendário do ICA apontava para 17,6 milhões de euros, mais 445 mil do que em 2015, com 13,3 milhões de euros destindos-se ao cinema e os restantes 4,2 milhões de euros para financiamento de audiovisual e multimédia.

Para o programa de apoio à escrita e desenvolvimento de argumentos de cinema, eram apontados apoios de 600 mil euros, mais 200 mil do que em 2015, e, no programa de apoio complementar à produção, 600 mil euros, metade do que estava fixado no ano passado.

No audiovisual e multimédia, de acordo com o calendário do ICA, registam-se vários aumentos, nomeadamente no programa de escrita e desenvolvimento de séries e unitários (como telefilmes), que subiu de 280 mil euros para 450 mil euros, este ano, e no programa de inovação, que passou de 230 mil euros para 350 mil euros.

O calendário referente a 2016, publicado pelo ICA em fevereiro - e que devia ter sido anunciado em outubro do ano passado - esquematiza todas as datas de abertura e encerramento dos concursos e as verbas orçamentadas para cada programa de apoio.

As verbas utilizadas nestes programas de apoio ao cinema e audiovisual provêm da cobrança, por parte do ICA, da taxa de exibição - que incide sobre a publicidade que é exibida nas salas de cinema, em televisão e em meios audiovisuais - e da taxa de subscrição às operadoras de televisão.

Os apoios de co-produção com o Brasil e com França totalizavam cerca de 664 mil euros.

Miguel Honrado falava aos deputados na audição parlamentar conjunta com o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, a decorrer no parlamento.

Lusa

  • Encontrado corpo da criança que desapareceu na praia de São Torpes
    0:55

    País

    O corpo da criança que tinha desaparecido na praia São Torpes, concelho de Sines, foi encontrado esta manhã fora de água, nas rochas, a 1,5 quilómetros do sítio onde tinha desaparecido, no passado dia 21. O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, cerca das 8h00.

  • Não há aumentos salariais no Estado para o ano
    1:18

    Economia

    O ministro das Finanças confirma a alteração dos escalões de IRS em 2018. É uma das medidas prioritárias para o próximo ano, a par do descongelamento das carreiras na função pública. Numa entrevista à Antena 1, Mário Centeno admite que não vai haver aumentos salariais no Estado no próximo ano

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00
  • Marcelo diz que Europa não deve contar com benevolência dos aliados 
    1:19

    País

    O Presidente da República concorda com Angela Merkel, que este domingo defendeu que a Europa já não pode confiar a 100% nos países aliados. Numa conferência sobre o futuro da Europa, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que a União Europeia tem de assumir responsabilidades e protagonismo e não pode contar com a iniciativa e a benevolência dos aliados.

  • Merkel sugere que a Europa já não pode contar com aliados como os EUA
    1:45

    Mundo

    Depois das cimeiras do G7 e da NATO,e sem nunca mencionar Donald Trump, a chanceler alemã diz que é tempo de cada país tomar conta do próprio destino. As declarações de Angela Merkel foram feitas em Munique numa ação de campanha da CDU e evidenciam incómodo em relação às posições manifestadas pelos EUA.