sicnot

Perfil

Cultura

Mais de 46 mil espectadores no primeiro dia da Festa do Cinema

Com bilhetes a custarem 2,50 euros, a Festa do Cinema contou, na segunda-feira, com 46.912 espectadores, nas 500 salas de cinema que aderiram à iniciativa em todo o país, foi hoje anunciado.

© Regis Duvignau / Reuters

A Festa do Cinema é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, começou na segunda-feira e termina na quarta-feira, propondo bilhetes a 2,5 euros no circuito de exibição comercial, em cineclubes e auditórios municipais, como forma de "captar mais público para as salas de cinema".

Esta é a segunda vez que a Festa do Cinema acontece em Portugal, estendendo-se a cerca de 500 salas de cinema de todo o país, num total de 94 mil lugares.

No ano passado, o primeiro dia da Festa do Cinema tinha registado mais de 53 mil espectadores. No total, contabilizaram-se mais de 200 mil bilhetes vendidos e, este ano, a organização espera chegar aos 250 mil espectadores.

De acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual, em 2015 as salas de cinema em Portugal registaram 14,5 milhões de espectadores e 75 milhões de euros de receita bruta de bilheteira, o que significou uma subida de cerca de vinte por cento em relação ao ano anterior.

Lusa

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.