sicnot

Perfil

Cultura

Ministro da Cultura anuncia verba de 1,6M€ para concursos bienais da DGArtes

O ministro da Cultura, Luis Filipe Castro Mendes, na sua estreia parlamentar, anunciou a dotação de 1,6 milhões de euros para os concursos bienais da Direção Geral das Artes e abertura, em junho, dos concursos para os apoios pontuais.

O governante anunciou ainda ter chegado a um acordo com o apoio do Ministério das Finanças, para que sejam prolongados os contratos dos "mais de cem funcionários dos museus", que estavam em risco de serem dispensados.

Nesta primeira audição, na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, o ministro da Cultura é acompanhado pelo secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, que, entre outras matérias, tem a seu cargo a programação artística, como disse Luís Filipe Castro Mendes.

O ministro da Cultura sublinhou, na abertura da sessão, "os constrangimentos orçamentais" existentes, tendo afirmado que o seu ministério não é exceção.

"Não nos queixamos", disse o ministro aos deputados, acrescentando que o seu papel "é procurar o melhor resultado com os recursos disponíveis".

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, tomou posse no passado dia 14 de abril, na sequência da demissão do anterior titular da pasta, João Soares.

Na altura, Castro Mendes disse aos jornalistas, a propósito do orçamento disponível para o setor, que "a política é a arte do possível, sem trair os nossos ideais"

Como objetivo, destacou então que quer "trazer a cultura ao quotidiano dos cidadãos, não só nos grandes centros", e apoiar os criadores e produtores culturais.

Lusa

  • "A Assembleia tem tudo para correr mal"
    5:09
  • "Até ao dia 23 muitas coisas boas e más vão acontecer"
    2:24
  • GNR só teve acesso às imagens das agressões em Alcochete 12 horas depois
    1:42

    Crise no Sporting

    A GNR não pôde visionar as imagens de videovigilância da Academia de Alcochete logo que chegou ao local. O sistema estava inoperacional, o que fez com que as imagens só fossem entregues quase 12 horas depois do ataque à equipa do Sporting. Entre as provas recolhidas, estão também impressões digitais e vestígios de sangue encontrados na zona do balneário.

  • Juiz considera que agressões em Alcochete foram "ato terrorista"
    1:59

    Crise no Sporting

    O juiz que decretou a prisão preventiva dos 23 detidos pelo ataque à Academia do Sporting considera que se tratou de um ato terrorista. Diz mesmo que os agressores tiveram um comportamento chocante e que perverte o espírito desportivo. Sete dos 23 detidos já foram condenados por outros crimes, mas não chegaram a pena de prisão.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • A promessa que João Mário vai ter de cumprir se Portugal for campeão
    1:36
  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula da Silva
    3:30