sicnot

Perfil

Cultura

Ministro da Cultura anuncia verba de 1,6M€ para concursos bienais da DGArtes

O ministro da Cultura, Luis Filipe Castro Mendes, na sua estreia parlamentar, anunciou a dotação de 1,6 milhões de euros para os concursos bienais da Direção Geral das Artes e abertura, em junho, dos concursos para os apoios pontuais.

O governante anunciou ainda ter chegado a um acordo com o apoio do Ministério das Finanças, para que sejam prolongados os contratos dos "mais de cem funcionários dos museus", que estavam em risco de serem dispensados.

Nesta primeira audição, na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, o ministro da Cultura é acompanhado pelo secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, que, entre outras matérias, tem a seu cargo a programação artística, como disse Luís Filipe Castro Mendes.

O ministro da Cultura sublinhou, na abertura da sessão, "os constrangimentos orçamentais" existentes, tendo afirmado que o seu ministério não é exceção.

"Não nos queixamos", disse o ministro aos deputados, acrescentando que o seu papel "é procurar o melhor resultado com os recursos disponíveis".

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, tomou posse no passado dia 14 de abril, na sequência da demissão do anterior titular da pasta, João Soares.

Na altura, Castro Mendes disse aos jornalistas, a propósito do orçamento disponível para o setor, que "a política é a arte do possível, sem trair os nossos ideais"

Como objetivo, destacou então que quer "trazer a cultura ao quotidiano dos cidadãos, não só nos grandes centros", e apoiar os criadores e produtores culturais.

Lusa

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".