sicnot

Perfil

Cultura

Ministro da Cultura anuncia verba de 1,6M€ para concursos bienais da DGArtes

O ministro da Cultura, Luis Filipe Castro Mendes, na sua estreia parlamentar, anunciou a dotação de 1,6 milhões de euros para os concursos bienais da Direção Geral das Artes e abertura, em junho, dos concursos para os apoios pontuais.

O governante anunciou ainda ter chegado a um acordo com o apoio do Ministério das Finanças, para que sejam prolongados os contratos dos "mais de cem funcionários dos museus", que estavam em risco de serem dispensados.

Nesta primeira audição, na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, o ministro da Cultura é acompanhado pelo secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, que, entre outras matérias, tem a seu cargo a programação artística, como disse Luís Filipe Castro Mendes.

O ministro da Cultura sublinhou, na abertura da sessão, "os constrangimentos orçamentais" existentes, tendo afirmado que o seu ministério não é exceção.

"Não nos queixamos", disse o ministro aos deputados, acrescentando que o seu papel "é procurar o melhor resultado com os recursos disponíveis".

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, tomou posse no passado dia 14 de abril, na sequência da demissão do anterior titular da pasta, João Soares.

Na altura, Castro Mendes disse aos jornalistas, a propósito do orçamento disponível para o setor, que "a política é a arte do possível, sem trair os nossos ideais"

Como objetivo, destacou então que quer "trazer a cultura ao quotidiano dos cidadãos, não só nos grandes centros", e apoiar os criadores e produtores culturais.

Lusa

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.