sicnot

Perfil

Cultura

Entradas gratuitas em museus são questão complexa

Entradas gratuitas em museus são questão complexa

Celebra-se hoje o dia internacional dos museus com entrada gratuita em museus, palácios e monumentos. O vice-presidente da Direcção-Geral de Património Cultural diz que a questão da política da gratuitidade é complexa e depende de contextos culturais. Se em algumas situações é positiva, noutras pode inviabilizar o crescimento dos próprios museus.

  • Museu da Cortiça fechado há sete anos
    4:03

    Cultura

    Tem um espólio considerado único no mundo e há 15 anos foi considerado o melhor museu industrial da Europa. Afetado pela falência do grupo Alicoop, o museu da cortiça, na Fabrica do Inglês, em Silves, acabou por fechar há precisamente sete anos, simbolicamente, no dia internacional dos museus. O litígio sobre o espaço e o espólio parece não ter fim à vista.

  • Incêndio destrói igreja em Ponte da Barca
    1:49

    País

    Um incêndio destruiu na última madrugada a Igreja de Lavradas, em Ponte da Barca. A Polícia Judiciária de Braga está a investigar as causas do fogo, mas tudo aponta para um curto-circuito.

  • Bairro em Loures não tem luz há mais de um ano
    2:30

    País

    O bairro da Torre, junto ao aeroporto de Lisboa mas ainda no concelho de Loures, não tem eletricidade nem nos postes, nem nas casas. A EDP e os moradores nunca chegaram a acordo para uma solução de pagamento coletivo e a empresa, para acabar com as puxadas eléctricas ilegais, decidiu cortar de vez o abastecimento há mais de um ano.