sicnot

Perfil

Cultura

Museu da Eletricidade encerra para obras a partir de segunda-feira até 28 junho

O Museu da Eletricidade, em Lisboa, anunciou hoje que encerra para obras de requalificação a partir de segunda-feira, até 28 de junho, numa primeira fase de transição para o novo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT).

De acordo com a Fundação EDP, que tutela o museu, em Belém, as obras, com duração de cerca de um mês, têm como objetivo requalificar o equipamento, integrado na Central Tejo, que passará a estar integrado no MAAT.

Ainda segundo a Fundação EDP, a Central Tejo vai reabrir ao público a 29 de junho com quatro novas exposições e com o seu circuito museológico -- ligado à história e evolução da eletricidade - redesenhado.

Até domingo, o público poderá ver os últimos dias da exposição "World Press Photo", exposição de fotojornalismo de nível internacional que apresenta cerca de 150 fotografias.

Entre elas estão, nomeadamente os trabalhos do australiano Warren Richardson, que conquistou o 1º prémio do concurso com uma imagem que mostra dois refugiados a fazerem passar um bebé através de uma vedação de arame farpado na fronteira entre a Sérvia e a Hungria.

Também está patente o trabalho fotográfico do jornalista da Lusa Mário Cruz, que lhe valeu o primeiro prémio na categoria "Temas Contemporâneos", sobre as crianças raptadas na Guiné-Bissau e no Senegal e que são escravizadas em falsas escolas corânicas.

O MAAT, em Lisboa, tem abertura marcada para os dias 04 e 05 de outubro, com a exposição "Utopia/Distopia, Parte 1: Dominique Gonzalez-Foerster".

Situado nas margens do rio Tejo, na zona de Belém, o MAAT foi projetado pelo ateliê AL_A, liderado pela arquiteta Amanda Levete, e terá 7.000 metros quadrados para receber exposições sobre artes visuais e multimédia, arquitetura e cidade, tecnologia e ciência, sociedade e pensamento.

O novo museu irá estender a programação à Central Tejo, edifício do início do século XX que, até agora, tem funcionado como Museu da Eletricidade e com exposições de arte contemporânea.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC