sicnot

Perfil

Cultura

Elijah Wood denuncia pedofilia organizada em Hollywood

A estrela de "O Senhor dos Anéis" decidiu quebrar o silêncio. Numa entrevista dada esta semana ao Sunday Times, o ator que começou a carreira aos 8 anos de idade, acusou a indústria cinematográfica de proteger os pedófilos.

© Issei Kato / Reuters

Elijah Wood diz que se trata de um escândo de pedofilia organizada que pode "rebentar" a qualquer momento. O ator chega mesmo a comparar a dimensão do problema com o caso de Jimmy Savile, o apresentador da BBC que foi acusado de abusar sexualmente de 72 pessoas, a maioria crianças.

O ator deixa o aviso: "algo muito sério e muito bem organizado se passa em Hollywood."

Elijah Wood diz que estes crimes não aconteceram na clandestinidade, mas sim à vista de todos, sem que ninguém fizesse nada.

"O que mais me irrita e entristece é que as vítimas não podem falar mais do que aqueles que detêm o poder", diz.

O eterno Frodo Baggins vai mais longe e chega a afirmar que “existem muitas víboras na indústria, pessoas com interesses próprios”.

Anne Henry, co-fundadora da Bizparents, um grupo que ajuda jovens atores, afirma que neste momento existem em Hollywood cerca de 100 predadores sexuais ativos.

  • Dijsselbloem mostra algum arrependimento mas recusa demitir-se
    2:40

    Mundo

    Jeroen Dijsselbloem diz que cabe ao Governo português avançar com o nome de Centeno para a presidência do Eurogrupo, mas escusa-se a comentar essa possibilidade. Para já, o holandês não se demite do cargo. Esta quinta-feira ouviu as críticas dos eurodeputados no Parlamento Europeu.

  • Há cada vez menos portugueses

    País

    A população em Portugal diminuiu no ano passado, pelo oitavo ano consecutivo, já que o número de mortes continua a ser superior ao de nascimentos, revelam dados hoje divulgados pelo INE.

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • "Não se pode voltar atrás, o povo de Deus confirmou a necessidade deste Papa"
    3:15
  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.