sicnot

Perfil

Cultura

Jean-Michel Jarre lança novo álbum com participação de Edward Snowden

O músico francês Jean-Michel Jarre lançou um novo álbum com a colaboração de inúmeros artistas mundialmente conhecidos, como Cindi Lauper e Pet Shop Boys, mas também de um convidado especial, o ativista Edward Snowden.

© Jean-Paul Pelissier / Reuters

O novo trabalho do francês, "Electronica 2: The Heart of Noise", conta com a participação de Edward Snowden, um ativista norte-americano que vive exilado em Moscovo após ter divulgado documentos classificados, em nome do direito à privacidade.

Snowden participa numa música intitulada "Exit", que conta com uma batida frenética e ameaçadora que se dissipa para dar lugar à palavra do ativista, que discursa sobre o efeito que a tecnologia tem na privacidade.

O músico descreve Edward Snowden como alguém que tem a alma de um soldado que abdica dos interesses pessoais em prol dos interesses do seu país.

O mundo da música eletrónica conta há muitos anos com os contributos deste artista, que considera este estilo musical como algo que vai muito mais além de música para festas e jovens e que tem uma base política e revolucionária.

Jarre considera também que o seu novo projeto reflete "a relação ambígua com a tecnologia" que se faz sentir hoje em dia.

Apesar de ter uma especial importância, não é só o tema da privacidade que é tratado, pois juntamente com a cantora Cindi Lauper, o músico criou "Swipe to the Right", cujo titulo é um jogo de palavras que remete para a aplicação informática Tinder.

Jean-Michel Jarre afirma que, apesar de gostar de gravar mais álbuns do género, vai dedicar-se a uma digressão mundial.

O músico está a planear um espetáculo 3D, sem a utilização de óculos, que oferecerá uma perceção de profundidade maior, em vez de passar uma série de vídeos.

Lusa

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    A Direção-Geral da Saúde (DGS) diagnosticou mais dois casos de legionella ligados ao surto no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, que infetou até agora 56 pessoas, cinco das quais morreram.

  • Lesados do BES manifestam-se hoje no Porto

    País

    Um grupo de lesados pelo Banco Espírito Santo (BES) concentra-se hoje no Porto, junto ao Novo Banco, para exigir "a totalidade do dinheiro e os juros vencidos até à data", indicou um dos investidores.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Putin apela a concessões para solução do conflito na Síria
    1:07

    Mundo

    Vladimir Putin afirma que há uma oportunidade real de pôr fim ao conflito na Síria mas avisa que são necessárias concessões de todas as partes envolvidas. O presidente russo recebeu esta quarta-feira os homólogos do Irão e da Turquia em Sochi, na Rússia.