sicnot

Perfil

Cultura

Raduan Nassar recusa falar sobre atribuição do Prémio Camões

Vencedor do Prémio Camões 2016, o escritor brasileiro Raduan Nassar recusou-se hoje a comentar a atribuição do galardão e, à Lusa, disse apenas: "Peço desculpa mas não vou falar".

Facebook

Hoje com 80 anos, Raduan Nassar viveu os últimos 30 numa fazenda, praticamente sem dar entrevistas nem aparecer em público, sendo conhecida da imprensa brasileira a sua preferência pela pacatez. Nassar também não voltou a escrever qualquer outro livro, depois dos três que o celebrizaram na década de 1970 do século passado.

A sua recusa em fazer declarações ou dar entrevistas é conhecida não só da imprensa, mas dos organismos estatais do Brasil. O Ministério da Cultura, contactado pela Lusa, avisou desde logo que, normalmente, Raduan Nassar não dá entrevistas.

Contactado por telefone pela Lusa o vencedor do Prémio Camões não escondeu a surpresa pela atribuição, mas depois acrescentou, muito delicadamente, que pedia desculpa, mas que não queria falar.

Raduan Nassar, filho de emigrantes libaneses, nasceu no Estado de São Paulo, em novembro de 1935, e, depois de uma curta carreira como escritor, isolou-se numa fazenda.

Hoje também, contactado pelo jornal brasileiro Folha de São Paulo, o autor foi quase tão lacónico como foi com a Lusa.

Ao jornal, também manifestou surpresa por ser premiada uma obra muito escassa. "O meu trabalho é um livro e meio", disse.

Lusa

  • Raduan Nassar vence Prémio Camões 2016

    Cultura

    O brasileiro Raduan Nassar é o vencedor do Prémio Camões 2016. O anúncio foi feito esta segunda-feira numa conferência de imprensa com o secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado. Filho de imigrantes libaneses, Nassar nasceu na região de São Paulo, no Brasil, em 1935. Estreou-se na literatura aos 30 anos com a obra "Lavoura Arcaica". Raduan Nassar tem 80 anos e há mais de três décadas que evita as câmaras, os fotógrafos e as entrevistas. Nos anos 80, abandonou a literatura e tornou-se fazendeiro. Tem livros traduzidos em países como Espanha, França e Alemanha e é considerado um dos maiores estilistas da língua portuguesa.

  • Reembolsos do IRS e IVA agravam défice

    Economia

    O défice orçamental atingiu os 1.931 milhões de euros em abril, mais 313 milhões em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados da execução orçamental hoje revelados. A subida dos reembolsos fiscais agravaram as contas do Estado.

  • Pombo apanhado a transportar droga no Kuwait

    Mundo

    Há muitos anos, os pombos-correios serviam para trocar mensagens, quase como o WhatsApp da época. Contudo, nos dias de hoje a troca de informação é facilitada e há quem prefira usar estes animais para técnicas ilegais. Foi o que aconteceu no Kuwait, onde as autoridades apanharam um pombo com uma bolsa nas costas, que transportava drogas.

  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00