sicnot

Perfil

Cultura

Benjamin Clementine regressa esta semana a Portugal

O músico britânico Benjamin Clementine regressa esta semana a Portugal, depois de uma série de concertos esgotados em 2015, desta vez acompanhado de uma banda maior, para atuações em Lisboa, Porto e Coimbra.

M\303\201RIO CRUZ

O músico estará na quarta-feira no Coliseu de Lisboa, na quinta-feira, no coliseu do Porto e, na sexta-feira, no renovado Convento São Francisco, em Coimbra, onde o concerto já está esgotado.

Neste regresso, Benjamin Clementine estará acompanhado de uma formação alargada com um quarteto de cordas, bateria e contrabaixo. O músico voltará a estar ao piano.

Músico autodidacta, Benjamin Clementine esteve pela primeira vez em Portugal, no verão passado, no festival Super Bock Super Rock, meses depois de ter editado o álbum de estreia, "At least for now".

No final do ano, deu outros cinco concertos, todos esgotados, em Braga, Aveiro, Porto, Lisboa e Faro.

"At least for now" valeu a Benjamin Clementine, 27 anos, o Mercury Prize 2015, atribuído pela indústria fonográfica britânica.

O músico e poeta nasceu em Londres e, aos 16 anos, saiu de casa. Nesse processo de independência, Benjamin Clementine viu-se, ainda antes dos vinte anos, em errância em Paris, onde chegou a dormir na rua e a tocar em estações de metro, até ter sido descoberto por uma pessoa ligada à música.

Em 2013, editou o EP "Cornerstone", seguido, em 2014, do EP "Glorious You". O primeiro álbum, que inclui temas como "Condolence", "London" e "Nemesis", saiu em 2015.

Participou ainda no álbum "Encores", do músico francês Charles Aznavour, 92 anos, que Benjamin Clementine descreveu como "um deus".

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.