sicnot

Perfil

Cultura

Cinemas tiveram mais espectadores em maio mas menos receitas do que em 2015

As salas de cinema portuguesas registaram em maio mais espectadores, mas houve menos receita de bilheteira, comparando com o mesmo mês de 2015, revelou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

© Regis Duvignau / Reuters

Com uma ajuda da Festa do Cinema, que aconteceu durante três dias e com bilhetes a 2,5 euros, maio contabilizou 932.143 espectadores, ou seja, teve um ligeiro aumento de 0,9% em relação a maio de 2015.

No entanto, comparando esses dois meses, houve uma quebra de 88 mil euros nas receitas de bilheteira, para um total de 4,2 milhões de euros.

No geral, entre janeiro e maio, as salas de cinema contaram com 5,8 milhões de espectadores e 29 milhões de euros de receita bruta de bilheteira, o que representa valores ligeiramente superiores se comparados com o mesmo período de 2015.

O filme de animação "Zootrópolis", de Byron Howard e Rich Moore, foi o mais visto em maio, com 390 mil espectadores e 1,8 milhões de euros de bilheteira.

A comédia "O amor é lindo, porque sim!", de Vicente Alves do Ó, foi o filme português com maior audiência no mês passado, com 31.109 espectadores e 148 mil euros de receitas.

Este ano, dos 29 milhões de euros de receita bruta de bilheteira contabilizados, 60,4 por cento (cerca de 17,5 milhões de euros) foram faturados pela Nos Lusomundo Cinemas, detendora da maior rede de exibição comercial do país.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.