sicnot

Perfil

Cultura

Cinemas tiveram mais espectadores em maio mas menos receitas do que em 2015

As salas de cinema portuguesas registaram em maio mais espectadores, mas houve menos receita de bilheteira, comparando com o mesmo mês de 2015, revelou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

© Regis Duvignau / Reuters

Com uma ajuda da Festa do Cinema, que aconteceu durante três dias e com bilhetes a 2,5 euros, maio contabilizou 932.143 espectadores, ou seja, teve um ligeiro aumento de 0,9% em relação a maio de 2015.

No entanto, comparando esses dois meses, houve uma quebra de 88 mil euros nas receitas de bilheteira, para um total de 4,2 milhões de euros.

No geral, entre janeiro e maio, as salas de cinema contaram com 5,8 milhões de espectadores e 29 milhões de euros de receita bruta de bilheteira, o que representa valores ligeiramente superiores se comparados com o mesmo período de 2015.

O filme de animação "Zootrópolis", de Byron Howard e Rich Moore, foi o mais visto em maio, com 390 mil espectadores e 1,8 milhões de euros de bilheteira.

A comédia "O amor é lindo, porque sim!", de Vicente Alves do Ó, foi o filme português com maior audiência no mês passado, com 31.109 espectadores e 148 mil euros de receitas.

Este ano, dos 29 milhões de euros de receita bruta de bilheteira contabilizados, 60,4 por cento (cerca de 17,5 milhões de euros) foram faturados pela Nos Lusomundo Cinemas, detendora da maior rede de exibição comercial do país.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.