sicnot

Perfil

Cultura

Festival português na Austrália atrai milhares de pessoas

Um festival ao ar livre, para o qual são esperadas cerca de 30 mil pessoas, em Melbourne, será apenas um dos vários eventos que marcam o Dia de Portugal na Austrália e Nova Zelândia, declarou hoje Sílvia Renda, conselheira das comunidades.

© Amir Cohen / Reuters

"No dia 12 de junho, irá realizar-se o festival 'Sabores de Portugal', ao ar livre, numa rua do mercado central de Melbourne e são esperadas cerca de 30 mil pessoas, sendo organizado pela federação Comunidades de Língua Portuguesa", disse a conselheira para a Austrália e Nova Zelândia do Conselho das Comunidades Portuguesas, que também reside em Melbourne há 25 anos.

Sílvia Renda explicou que Melbourne, que fica no estado de Vitória, é muito multicultural e esses festivais são frequentes, tendo bastante visibilidade e sucesso entre todos os moradores da cidade australiana.

"Neste festival, realizado anualmente, certamente participarão a comunidade portuguesa e outras comunidades lusófonas residentes na cidade e teremos ranchos folclóricos, muita música, fado, samba e também capoeira, além das comidas típicas portuguesas", referiu.

A conselheira acrescentou que vários alunos das escolas locais que aprendem português irão apresentar trabalhos sobre o 10 de Junho. Sílvia Renda disse que na Austrália há cerca de 575 alunos, 33 professores e 21 escolas que ensinam o português.

Durante o festival, vai haver uma cerimónia oficial marcando a celebração do 10 de Junho, na qual estarão presentes o embaixador de Portugal, Paulo Cunha Alves, o secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, além de outras autoridades portuguesas e australianas.

No dia 10 de Junho, o embaixador português e a cônsul-geral, Sofia Batalha, oferecerão uma receção comemorativa em Sydney para membros da comunidade portuguesa e australiana, contando também com a presença do secretário de Estado da Defesa Nacional.

De acordo com a conselheira do CCP, várias associações e clubes portugueses em Canberra, Sydney, Perth, Wollongong, Brisbane, Darwin, Freemantle e Currumbin estarão a organizar nos próximos dias várias atividades em comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Na Nova Zelândia, na cidade de Wellington, a comunidade portuguesa local - que gira em torno de 800 pessoas - vai promover um almoço especial em comemoração ao Dia de Portugal, no dia 19 de junho.

Segundo a conselheira, a comunidade portuguesa na Austrália e Nova Zelândia é de cerca de 60 mil pessoas, que estão sobretudo no estado de Nova Gales do Sul.

"Temos uma combinação de três tipos de pessoas na comunidade portuguesa na Austrália, que são os portugueses que moram há muitas décadas na Austrália, os lusodescendentes e as pessoas que emigraram recentemente, nos últimos anos", referiu Sílvia Renda.

"A nossa comunidade não é tão grande se comparada à do Brasil ou da França. Somos poucos, mas muito dinâmicos, visto o número de comemorações organizadas pelo 10 de Junho", avaliou a conselheira.


Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartindo de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas siamesas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC