sicnot

Perfil

Cultura

Pablo Larraín filma os fantasmas do Chile

cartaz cinema

Pablo Larraín filma os fantasmas do Chile

Pablo Larraín continua a filmar os traumas históricos da sociedade chilena no filme “O Clube”. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando ainda a edição em DVD de “Ao Sol de Satanás”, clássico da filmografia do francês Maurice Pialat.

Autor de filmes como “Tony Manero” (2008) e “Post Mortem” (2010), Pabll Larraín continua a tratar os temas mais delicados da sociedade chilena, num registo realista que não exclui os medos e fantasmas. Em “O Clube”, as personagens centrais são alguns padres católicos que cometeram crimes de pedofilia — o filme obteve o Grande Prémio do Júri no Festival de Berlim.

Com Nicole Kidman no papel central, o alemão Werner Herzog filmou a odisseia de Gertrud Bell, uma arqueóloga inglesa que teve um papel fundamental na diplomacia britânica entre as duas guerras mundiais: “Rainha do Deserto” conta ainda no seu elenco com os nomes de James Franco, Robert Pattison e Damian Lewis.

Realizado por Fernando León de Aranoa, “Um Dia Perfeito” é uma produção de origem espanhola dominada por um elenco internacional que inclui, entre outros, Benicio del Toro, Tim Robbins e Olga Kurylenko — em cena estão os dias atribulados do final da guerra da Bósnia.

Proveniente da Suécia, “A Irmã Mais Nova” é uma realização de Sanna Lenken que narra uma crise familiar, centrada na relação de duas irmãs: a mais velha desenvolveu uma doentia resistência à comida, tentando manter-se muito magra por causa da patinagem que pratica... e quer que a mais nova não diga nada aos pais.

Foi um dos acontecimentos mais polémicos do Festival de Cannes de 2015 e chega agora às salas portuguesas: “Love”, do francês Gaspar Noé, propõe uma história de amor que apresenta diversas cenas de sexo explícito — a proposta é tanto mais invulgar quanto se apresenta filmada em 3D.

“Ao Sol de Satanás”, baseado num romance de George Bernanos, ficou como um dos títulos marcantes da filmografia do francês Maurice Pialat e está, finalmente, disponível no mercado do DVD. O retrato das convulsões da fé católica, vistas através da experiência íntima de um sacerdote, arrebatou a Palma de Ouro da edição de 1987 do Festival de Cannes.

* Banda sonora: “Singles” (2015), de Cameron Crowe - “Breath”, Pearl Jam

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.