sicnot

Perfil

Cultura

Pablo Larraín filma os fantasmas do Chile

cartaz cinema

Pablo Larraín filma os fantasmas do Chile

Pablo Larraín continua a filmar os traumas históricos da sociedade chilena no filme “O Clube”. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando ainda a edição em DVD de “Ao Sol de Satanás”, clássico da filmografia do francês Maurice Pialat.

Autor de filmes como “Tony Manero” (2008) e “Post Mortem” (2010), Pabll Larraín continua a tratar os temas mais delicados da sociedade chilena, num registo realista que não exclui os medos e fantasmas. Em “O Clube”, as personagens centrais são alguns padres católicos que cometeram crimes de pedofilia — o filme obteve o Grande Prémio do Júri no Festival de Berlim.

Com Nicole Kidman no papel central, o alemão Werner Herzog filmou a odisseia de Gertrud Bell, uma arqueóloga inglesa que teve um papel fundamental na diplomacia britânica entre as duas guerras mundiais: “Rainha do Deserto” conta ainda no seu elenco com os nomes de James Franco, Robert Pattison e Damian Lewis.

Realizado por Fernando León de Aranoa, “Um Dia Perfeito” é uma produção de origem espanhola dominada por um elenco internacional que inclui, entre outros, Benicio del Toro, Tim Robbins e Olga Kurylenko — em cena estão os dias atribulados do final da guerra da Bósnia.

Proveniente da Suécia, “A Irmã Mais Nova” é uma realização de Sanna Lenken que narra uma crise familiar, centrada na relação de duas irmãs: a mais velha desenvolveu uma doentia resistência à comida, tentando manter-se muito magra por causa da patinagem que pratica... e quer que a mais nova não diga nada aos pais.

Foi um dos acontecimentos mais polémicos do Festival de Cannes de 2015 e chega agora às salas portuguesas: “Love”, do francês Gaspar Noé, propõe uma história de amor que apresenta diversas cenas de sexo explícito — a proposta é tanto mais invulgar quanto se apresenta filmada em 3D.

“Ao Sol de Satanás”, baseado num romance de George Bernanos, ficou como um dos títulos marcantes da filmografia do francês Maurice Pialat e está, finalmente, disponível no mercado do DVD. O retrato das convulsões da fé católica, vistas através da experiência íntima de um sacerdote, arrebatou a Palma de Ouro da edição de 1987 do Festival de Cannes.

* Banda sonora: “Singles” (2015), de Cameron Crowe - “Breath”, Pearl Jam

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.