sicnot

Perfil

Cultura

Filme "John From", de João Nicolau, duplamente premiado em Espanha

A longa-metragem "John From", de João Nicolau, foi eleita melhor filme pelo júri oficial e pelo júri jovem do FilMadrid - Festival Internacional de Cine de Madrid, que terminou no sábado em Espanha.

"Jonh From", de João Nicolau

"Jonh From", de João Nicolau

osomeafuria.com

Nesta segunda edição, o FilMadrid descreveu "John From" como uma "alternativa adolescente aos contos de Éric Rohmer", que "navega num oceano de realismo mágico" e que revela influências da obra de Agnès Varda, como se lê na página oficial do festival.

"John From" é a segunda longa-metragem do realizador João Nicolau e debruça-se sobre a adolescência, a partir da história de uma rapariga que, nas férias de verão, entre o tédio dos dias em casa e a vida de bairro com os amigos, se apaixona por um vizinho, fotógrafo e bastante mais velho.

Além de "John From", que competia na secção oficial, o FilMadrid atribuiu ainda o prémio de melhor filme na secção "Vanguardias" ao filme experimental "Noite sem distância", feito pelo realizador espanhol Lois Patiño no contexto "Projeto Camous", produzido pelo Curtas Vila do Conde.

"O espelho", do realizador brasileiro Rodrigo Lima, recebeu uma menção especial do júri da competição oficial.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.