sicnot

Perfil

Cultura

Ilustrações portuguesas premiadas nos EUA

Carolina Celas, Teresa Cortez e André Letria estão entre os ilustradores portugueses premiados pela revista norte-americana 3x3, uma das mais importantes dedicada à ilustração contemporânea.

André Letria voltou a ser distinguido pela 3x3, desta vez com a capa do álbum ilustrado "Teatro", assinado com Ricardo Henriques.

André Letria voltou a ser distinguido pela 3x3, desta vez com a capa do álbum ilustrado "Teatro", assinado com Ricardo Henriques.

andreletria.pt

Aquela publicação distingue anualmente o melhor da ilustração, de todo o mundo, em diferentes categorias, de entre as propostas apresentadas a concurso. Todos os anos há autores portugueses reconhecidos, mas nem sempre com os prémios principais.

Este ano - e de acordo com a informação na página oficial na Internet - a 3x3 atribuiu a medalha de ouro da categoria "Estudante" a Carolina Celas, enquanto na categoria "Álbum Ilustrado" a medalha de prata foi para André Letria e a de bronze para Teresa Cortez. Mais de uma dezena de outros autores recebeu uma distinção de mérito.

Carolina Celas venceu com a série "Private Landscapes", feita no âmbito dos estudos na Royal College of Art, em Londres, onde vive. A autora já tinha mostrado a mesma série este ano na Feira do Livro Infantil de Bolonha.

André Letria volta a ser distinguido pela 3x3, desta vez com a capa do álbum ilustrado "Teatro", assinado com Ricardo Henriques.

Teresa Cortez recebe a medalha de bronze com o livro ilustrado "Balbúrdia", uma narrativa visual para a infância, e publicada este ano.

Nas categorias de ilustração "Profissional" e "Álbum Ilustrado", há vários nomes portugueses reconhecidos com distinção de mérito, alguns já premiados em edições anteriores, como André Carrilho, João Vaz de Carvalho, João Fazenda e novamente André Letria.

A eles juntam-se Cristiano Salgado, Catarina Sobral, Joana Rosa Bragança, Mariana Rio, Sandra de Matos, Marta Madureira e Fatinha Ramos.

Os premiados verão os seus trabalhos reunidos num anuário da 3x3, a publicar no final deste ano.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.