sicnot

Perfil

Cultura

Competição do Curtas de Vila do Conde com 16 obras a concurso

A competição nacional do 24.º festival internacional de Curtas de Vila do Conde, que decorre de 09 a 17 de julho, inclui 16 filmes, entre autores consagrados e estreantes, de Gabriel Abrantes a Leonor Noivo.

festival.curtas.pt

"A competição nacional ilustra a singularidade do cinema português através de um conjunto de filmes que desafiam as fronteiras entre géneros e temas. Esta seleção apresentará obras de autores consagrados e de cineastas estreantes em 16 filmes que provam que o cinema português se renova de forma constante", pode ler-se no comunicado divulgado hoje pela organização do festival.

Assim, a competição nacional, cujo melhor filme receberá um prémio no valor de dois mil euros, inclui obras como "A brief history of princess X", de Gabriel Abrantes, "A casa ou máquina de habitar", de Catarina Romano, "À noite fazem-se amigos", de Rita Barbosa, ou "O dia do meu casamento", de Anabela Moreira e João Canijo.

Por seu lado, a retrospetiva "In Focus" deste ano vai ser dedicada à companhia nova-iorquina Bordeline Films, criada em 2003 por Antonio Campos (realizador de "Afterschool"), Sean Durkin and Josh Mond.

"Nesta retrospetiva, serão exibidos os filmes mais significativos deste trio: as suas curtas-metragens de iniciação e as longas, cujo sucesso crítico tem sido assinalável. Apresentando filmes como 'James White', 'Marta Marcy May Marlene' e 'Simon Killer', esta será uma mostra que permitirá descobrir estes autores e a forma como estão a mudar o cinema americano", revelou a organização.

Na competição internacional vão estar 38 filmes de autores como Jennifer Reeder, Theodore Ushev, Bertrand Mandico, Deborah Stratman, Salla Tykkä, Ben Rivers e Dustin Guy Defa, com a organização a destacar ainda os "emergentes" Nadav Lapid e Konstantina Kotzamani.

O Curtas inclui também a competição experimental, "onde se encontram filmes que desafiam as convenções narrativas e cinematográficas", abrangendo realizadores como Mike Hoolboom, Daïchi Saïto, Christoph Girardet, Matthias Müller, Siegfried A.Fruhauf ou Jay Rosenblatt.

O festival volta a contar também com uma competição de vídeos musicais, com uma competição direcionada para o público infantil intitulada Curtinhas e a Take One!, reservada a estudantes.

O comunicado da organização realçou que a programação vai contar ainda com diversos trabalhos nacionais que já passaram por outros festivais, mas que retratam o panorama nacional cinematográfico, incluindo "A Balada de um Batráquio", de Leonor Teles, e "Ascensão", de Pedro Peralta.

No final do mês passado, o Curtas de Vila do Conde havia anunciado filmes-concerto de Jay-Jay Johanson, Tindersticks, The Legendary Tigerman e de The Greg Foat Group.

Lusa

  • A música e os fantasmas dos Beach Boys
    11:43

    Cartaz

    “A Força de um Génio” evoca a personalidade fascinante de Brian Wilson, figura lendária dos Beach Boys. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando a edição de duas caixas de DVD com oito longas-metragens protagonizadas por Frank Sinatra; há ainda lugar para uma evocação do recente festival de curtas-metragens de Vila do Conde.

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.