sicnot

Perfil

Cultura

Jimmy Page nega plágio dos acordes iniciais de "Stairway to Heaven"

Jimmy Page, o guitarrista dos Led Zeppelin, vai continuar a testemunhar no julgamento do caso de plágio, no qual a banda britânica está acusada de roubar de outra banda os acordes iniciais da tão conhecida música "Stairway to Heaven". O processo alega que os Led Zeppelin copiaram os acordes da música "Taurus" de 1967 da banda norte-americana Spirit.

© Suzanne Plunkett / Reuters

No tribunal, Page de 72 anos disse que não se lembra de ouvir "Taurus" até recentemente, depois de terem sido feitas comparações entre as duas canções.

O músico britânico testemunhou que não se lembra de ter aberto o concerto dos Spirit em Denverin em 1968 - naquele que foi o primeiro concerto dos Led Zeppelin no Estados Unidos da América -, e disse ainda que nunca tinha visto a banda norte-americana ao vivo.

O processo foi trazido por Michael Skidmore, o administrador judicial do guitarrista dos Spirit e compositor de "Taurus", Randy Wolfe.

Wolfe, também conhecido por Randy California, morreu afogado no Ocenao Pacífico em 1997.

O advogado dos Led Zeppelin, Peter Anderson, disse hoje em tribunal que os acordes em questão não eram únicos: "Ninguém é dono das notas musicais".

O julgamento vai continuar, onde Robert Plant, o vocalista dos Led Zeppelin, é esperado testemunhar sobre o caso.

  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.