sicnot

Perfil

Cultura

Jimmy Page nega plágio dos acordes iniciais de "Stairway to Heaven"

Jimmy Page, o guitarrista dos Led Zeppelin, vai continuar a testemunhar no julgamento do caso de plágio, no qual a banda britânica está acusada de roubar de outra banda os acordes iniciais da tão conhecida música "Stairway to Heaven". O processo alega que os Led Zeppelin copiaram os acordes da música "Taurus" de 1967 da banda norte-americana Spirit.

© Suzanne Plunkett / Reuters

No tribunal, Page de 72 anos disse que não se lembra de ouvir "Taurus" até recentemente, depois de terem sido feitas comparações entre as duas canções.

O músico britânico testemunhou que não se lembra de ter aberto o concerto dos Spirit em Denverin em 1968 - naquele que foi o primeiro concerto dos Led Zeppelin no Estados Unidos da América -, e disse ainda que nunca tinha visto a banda norte-americana ao vivo.

O processo foi trazido por Michael Skidmore, o administrador judicial do guitarrista dos Spirit e compositor de "Taurus", Randy Wolfe.

Wolfe, também conhecido por Randy California, morreu afogado no Ocenao Pacífico em 1997.

O advogado dos Led Zeppelin, Peter Anderson, disse hoje em tribunal que os acordes em questão não eram únicos: "Ninguém é dono das notas musicais".

O julgamento vai continuar, onde Robert Plant, o vocalista dos Led Zeppelin, é esperado testemunhar sobre o caso.

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.