sicnot

Perfil

Cultura

Fãs dos Radiohead atacados na Turquia por festejarem durante o Ramadão

O grupo musical britânico Radiohead condenou hoje a "intolerância violenta" demonstrada por um grupo islâmico que atacou clientes numa loja de discos em Istambul onde decorria a festa de lançamento do seu novo álbum, por coincidir com o Ramadão.

© Lucy Nicholson / Reuters

Um grupo de cerca de 20 homens abordaram e bateram em clientes e empregados do "Velvet IndieGround music store", na sexta-feira à noite, por estarem a beber álcool e a ouvir musica durante o mês sagrado dos muçulmanos.

Destruíram a loja, lançaram insultos e acabaram com a festa de lançamento do álbum "A Moon Shaped Pool".

Imagens filmadas durante a altercação que estão a circular pelas redes sociais mostram os atacantes a atirar com bancos e a destruir a loja.

Uma pessoa foi vista a sangrar com ferimentos na cabeça após ter sido agredida com uma garrafa, e um dos agressores é visto a gritar "vamos matar-vos".

Numa mensagem, os Radiohead afirmam: "Os nossos corações estão com as pessoas atacadas".

"Esperamos que um dia possamos olhar para trás para tais atos de intolerância violenta como coisas do passado antigo. Por enquanto, só podemos oferecer aos nossos fãs em Istambul o nosso amor e apoio".

No passado, ataques semelhantes atingiram galerias de arte naquela área. Críticos afirmam que o atual Governo islâmico conservador está a minar a tradição secular do país.

Com Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.