sicnot

Perfil

Cultura

Fãs dos Radiohead atacados na Turquia por festejarem durante o Ramadão

O grupo musical britânico Radiohead condenou hoje a "intolerância violenta" demonstrada por um grupo islâmico que atacou clientes numa loja de discos em Istambul onde decorria a festa de lançamento do seu novo álbum, por coincidir com o Ramadão.

© Lucy Nicholson / Reuters

Um grupo de cerca de 20 homens abordaram e bateram em clientes e empregados do "Velvet IndieGround music store", na sexta-feira à noite, por estarem a beber álcool e a ouvir musica durante o mês sagrado dos muçulmanos.

Destruíram a loja, lançaram insultos e acabaram com a festa de lançamento do álbum "A Moon Shaped Pool".

Imagens filmadas durante a altercação que estão a circular pelas redes sociais mostram os atacantes a atirar com bancos e a destruir a loja.

Uma pessoa foi vista a sangrar com ferimentos na cabeça após ter sido agredida com uma garrafa, e um dos agressores é visto a gritar "vamos matar-vos".

Numa mensagem, os Radiohead afirmam: "Os nossos corações estão com as pessoas atacadas".

"Esperamos que um dia possamos olhar para trás para tais atos de intolerância violenta como coisas do passado antigo. Por enquanto, só podemos oferecer aos nossos fãs em Istambul o nosso amor e apoio".

No passado, ataques semelhantes atingiram galerias de arte naquela área. Críticos afirmam que o atual Governo islâmico conservador está a minar a tradição secular do país.

Com Lusa

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.