sicnot

Perfil

Cultura

Fãs dos Radiohead atacados na Turquia por festejarem durante o Ramadão

O grupo musical britânico Radiohead condenou hoje a "intolerância violenta" demonstrada por um grupo islâmico que atacou clientes numa loja de discos em Istambul onde decorria a festa de lançamento do seu novo álbum, por coincidir com o Ramadão.

© Lucy Nicholson / Reuters

Um grupo de cerca de 20 homens abordaram e bateram em clientes e empregados do "Velvet IndieGround music store", na sexta-feira à noite, por estarem a beber álcool e a ouvir musica durante o mês sagrado dos muçulmanos.

Destruíram a loja, lançaram insultos e acabaram com a festa de lançamento do álbum "A Moon Shaped Pool".

Imagens filmadas durante a altercação que estão a circular pelas redes sociais mostram os atacantes a atirar com bancos e a destruir a loja.

Uma pessoa foi vista a sangrar com ferimentos na cabeça após ter sido agredida com uma garrafa, e um dos agressores é visto a gritar "vamos matar-vos".

Numa mensagem, os Radiohead afirmam: "Os nossos corações estão com as pessoas atacadas".

"Esperamos que um dia possamos olhar para trás para tais atos de intolerância violenta como coisas do passado antigo. Por enquanto, só podemos oferecer aos nossos fãs em Istambul o nosso amor e apoio".

No passado, ataques semelhantes atingiram galerias de arte naquela área. Críticos afirmam que o atual Governo islâmico conservador está a minar a tradição secular do país.

Com Lusa

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • Lesados do Banif confiaram "num sistema que os aldrabou"
    2:00
  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • Direita acusa presidente da Assembleia da República de não estar à altura do cargo
    2:06

    País

    O presidente da Assembleia da República está a ser novamente criticado pela oposição. Numa entrevista à Antena 1, Eduardo Ferro Rodrigues disse que não queria falar sobre o caso Galpgate para não causar espasmos à direita. Na reação, o CDS diz que a segunda figura do Estado deve abandonar as trincheiras partidárias. A direita acusa ainda que o presidente da Assembleia de não estar à altura do cargo.

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11