sicnot

Perfil

Cultura

Júri reúne-se para deliberar sobre caso de plágio dos Led Zeppelin

Os jurados do caso do alegado plágio feito pelo grupo Led Zeppelin reúnem-se esta quarta-para determinar se a banda copiou o famoso início da música "Stairway To Heaven".

© Jason Reed / Reuters

O duo de compositores, Robert Plant e Jimmy Page, negou ter plagiado a introdução da música de 1971 "Taurus", uma faixa instrumental pertencente à banda norte-americana Spirit.

Robert Plant afirmou hoje perante o tribunal, em Los Angeles, onde decorre o julgamento, a sua versão da criação da música "Stairway to Heaven", gravada entre o final de 1970 e o início de 1971.

O caso foi levado ao tribunal federal de Los Angeles por Michael Skidmore, amigo do guitarrista Randy Califórnia, que se afogou em 1997 sem ter tomado medidas legais sobre a música.

O processo, que começou há dois anos, pretende uma indemnização e afirma que Randy Califórnia merece crédito para que possa "tomar o seu lugar como um dos autores da maior canção de rock de todos os tempos".

Durante seis dias de apresentação de provas, a acusação explicou que os músicos (Plant, Page, Jones e Bonham), quando ainda não eram conhecidos como Led Zeppelin, tocaram na primeira parte de um concerto da banda Spirit.

Os músicos da banda Led Zeppelin testemunharam e afirmaram que nunca tiveram interações substanciais com Randy Califórnia e negaram ter ouvido a música "Taurus" antes de gravarem "Stairway To Heaven".

Especialistas chamados pelos autores dizem que existem semelhanças entre as melodias das duas músicas, mas testemunhas da defesa têm referido que o padrão dos acordes usados na introdução de "Stairway To Heaven" é tão comum que os direitos de autor não se aplicam.

A queixa de Skidmore afirma que os Led Zeppelin já plagiaram outras composições de outros músicos, citando 16 canções que foram disputadas incluindo "Whole Lotta Love" e "Babe I'm Gonna Leave You".

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • "Vai custar muito a voltarmos à realidade"
    2:22
  • Ministro alemão elogia Centeno que está otimista com o futuro da Zona Euro
    1:13

    Economia

    Mário Centeno diz que a Zona Euro tem um futuro positivo pela frente e acredita que o grupo dos países do euro está alinhado num projeto comum. Declarações do novo presidente do Eurogrupo no final de um encontro com o ministro das Finanças alemão, em Berlim. Peter Altmaier deu Portugal como exemplo de sucesso e reconheceu que foi um erro dividir a Europa entre Norte e Sul durante os anos da crise.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC