sicnot

Perfil

Cultura

Guitarra de Prince e cabelo de David Bowie vendidos por mais de 150.000 dólares

A guitarra de Prince "Yellow Cloud" e uma mecha de cabelo de David Bowie foram vendidas por mais de 150.000 dólares num leilão no sábado em Berverly Hills, foi hoje anunciado.

Prince

Prince

© Mike Blake / Reuters

A guitarra de cor amarela, que era o instrumento preferido do cantor no final dos anos 80 e no início dos anos 90, foi vendida por 137.500 dólares. Segundo informações não confirmadas, o comprador terá sido Jim Irsay, proprietário da equipa de futebol Indianapolis Colts.

Uma mecha dos cabelos louros de David Bowie foi vendida por 18.750 dólares, segundo a empresa Heritage Auctions que organizou o leilão em Los Angeles.

A Heritage Auctions precisou que esta pequena mecha de cabelos louros atados com um fio azul era de uma antiga empregada do museu de cera Madame Tussauds de Londres.

Esta antiga empregada foi encarregada de recriar o cabelo de David Bowie em 1983 para a sua estátua de cera e tinha guardado a mecha como recordação.

O cantor britânico morreu em janeiro último devido a um cancro, que conseguiu esconder do público até ao fim, um dia depois de fazer 69 anos.

Em relação a Prince, morreu repentinamente com 57 anos em 21 de abril sem filhos e não deixou qualquer testamento. Um mandatário foi encarregado de administrar a fortuna do cantor enquanto se espera por uma clarificação da ordem de sucessão do cantor, que tinha uma irmã e cinco meios-irmãos.

No final dos anos 80, Prince foi raramente fotografado com a guitarra amarela. "Esta peça é tão única como o piano de Beethoven ou o saxofone de John Coltrane", declarou Garry Shrum, diretor de recordações musicais da Heritage Auctions.

O cantor utilizou-a em estúdio, em vídeos e em concertos antes da mesma se partir durante uma emissão transmitida pela televisão em França em 1994.

A guitarra foi arranjada mas depois reservada para registos em estúdio e tornou-se no símbolo das últimas canções de Prince.

Lusa

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50

    País

    A água é um recurso essencial para todos os organismos vivos, comunidades e atividades económicas. Num país com situações de secas recorrentes, que tendem a ser agravadas pelas alterações climáticas, o que aprendemos com anteriores episódios de escassez de água? Como usar a água para que não falte no futuro? "Água Sob Pressão" foi o tema desta Grande Reportagem, de Carla Castelo (jornalista), Manuel Ferreira (Imagem), Gonçalo Freitas (Edição de imagem), Paulo Alves (Grafismo) e Isabel Mendonça (Produção), exibida na SIC em julho de 2012 (que também foi um ano de seca, ainda que menos grave do que a atual).

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15