sicnot

Perfil

Cultura

Seis filmes portugueses em competição no festival de Locarno

Seis filmes portugueses, entre os quais "O ornitólogo", de João Pedro Rodrigues, e a animação "Estilhaços", de José Miguel Ribeiro, integram a competição do Festival de Cinema de Locarno, que decorre em agosto, na Suíça.

© Fiorenzo Maffi / Reuters

O programa do 69º festival de Locarno - marcado de 3 a 13 de agosto - foi hoje revelado e conta com mais de uma dezena de filmes portugueses e seis deles foram selecionados para a competição internacional.

São os casos das longas-metragens "Correspondência", de Rita Azevedo Gomes, a partir das cartas escritas entre Jorge de Sena e Sophia de Mello Breyner Andresen, e "O ornitólogo", de João Pedro Rodrigues. Ambos farão a estreia mundial em Locarno.

Em competição nas curtas-metragens estarão também a animação "Estilhaços", de José Miguel Ribeiro, um filme que tem os traumas da Guerra Colonial como pano de fundo, "Setembro", de Leonor Noivo, "À noite fazem-se amigos", de Rita Barbosa, e "Um campo de aviação", filme experimental de Joana Pimenta, em estreia mundial.

Na corrida ao Leopardo de Ouro estará ainda "Jeunesse", do realizador francês Julien Samani, uma adaptação do romance "Juventude", de Joseph Conrad, e que tem coprodução portuguesa, foi rodada em Portugal com técnicos e atores portugueses, entre os quais Miguel Borges e António Simão.

Fora de competição, o festival selecionou a curta "Longe", de José Oliveira, assim como "A brief history of princess X", de Gabriel Abrantes, "O corcunda", que este rodou com Ben Rivers, e que foi premiado no IndieLisboa, e "O cinema de Manoel de Oliveira e eu", uma homenagem pessoal de João Botelho ao cineasta que morreu em 2015.

Destaque ainda para a inclusão no programa de "Comboio de sal e açúcar", do realizador moçambicano Licínio de Azevedo, numa coprodução com Portugal.

Na secção dedicada ao cinema suíço está o premiado "Rio Corgo", uma produção luso-suíça de Maya Kosa e Sérgio da Costa.

Na apresentação de hoje do programa, o diretor de Locarno, Carlo Chatrian, afirmou que esta edição será dedicada a Abbas Kiarostami e a Michael Cimino, dois realizadores que morreram este mês.

O realizador e produtor norte-americano Roger Corman, 90 anos, será o convidado de honra e o ator Bill Pullman receberá um prémio de carreira.

Com Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Cada vez mais pessoas viajam no Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus pais e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Carro "desgovernado" entra em loja e atropela cliente

    Mundo

    O cliente de um mini-mercado no condado de Bronx, em Nova Iorque, sobreviveu de forma incrível ao impacto de um automóvel que entrou loja adentro. Apesar da violência das imagens, o homem sobreviveu e conseguiu mesmo sair da loja pelo próprio pé até ser transportado para o hospital.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.

  • Pulseira deixa sentir os movimentos do bebé ainda na barriga da mãe

    Mundo

    A pulseira Fibo permite que os futuros pais (ou mães) consigam sentir os seus filhos a dar pontapés ainda na barriga da mãe. Desenvolvida por um designer de joias da Dinamarca, a pulseira vai transmitir os movimentos do bebé no útero, de modo a que os pais possam partilhar essa experiência da gravidez.