sicnot

Perfil

Cultura

Seis filmes portugueses em competição no festival de Locarno

Seis filmes portugueses, entre os quais "O ornitólogo", de João Pedro Rodrigues, e a animação "Estilhaços", de José Miguel Ribeiro, integram a competição do Festival de Cinema de Locarno, que decorre em agosto, na Suíça.

© Fiorenzo Maffi / Reuters

O programa do 69º festival de Locarno - marcado de 3 a 13 de agosto - foi hoje revelado e conta com mais de uma dezena de filmes portugueses e seis deles foram selecionados para a competição internacional.

São os casos das longas-metragens "Correspondência", de Rita Azevedo Gomes, a partir das cartas escritas entre Jorge de Sena e Sophia de Mello Breyner Andresen, e "O ornitólogo", de João Pedro Rodrigues. Ambos farão a estreia mundial em Locarno.

Em competição nas curtas-metragens estarão também a animação "Estilhaços", de José Miguel Ribeiro, um filme que tem os traumas da Guerra Colonial como pano de fundo, "Setembro", de Leonor Noivo, "À noite fazem-se amigos", de Rita Barbosa, e "Um campo de aviação", filme experimental de Joana Pimenta, em estreia mundial.

Na corrida ao Leopardo de Ouro estará ainda "Jeunesse", do realizador francês Julien Samani, uma adaptação do romance "Juventude", de Joseph Conrad, e que tem coprodução portuguesa, foi rodada em Portugal com técnicos e atores portugueses, entre os quais Miguel Borges e António Simão.

Fora de competição, o festival selecionou a curta "Longe", de José Oliveira, assim como "A brief history of princess X", de Gabriel Abrantes, "O corcunda", que este rodou com Ben Rivers, e que foi premiado no IndieLisboa, e "O cinema de Manoel de Oliveira e eu", uma homenagem pessoal de João Botelho ao cineasta que morreu em 2015.

Destaque ainda para a inclusão no programa de "Comboio de sal e açúcar", do realizador moçambicano Licínio de Azevedo, numa coprodução com Portugal.

Na secção dedicada ao cinema suíço está o premiado "Rio Corgo", uma produção luso-suíça de Maya Kosa e Sérgio da Costa.

Na apresentação de hoje do programa, o diretor de Locarno, Carlo Chatrian, afirmou que esta edição será dedicada a Abbas Kiarostami e a Michael Cimino, dois realizadores que morreram este mês.

O realizador e produtor norte-americano Roger Corman, 90 anos, será o convidado de honra e o ator Bill Pullman receberá um prémio de carreira.

Com Lusa

  • Polémica "Supernanny" em debate hoje na SIC
    2:25
  • Será este o "momento mais Ronaldo" de sempre?

    Desporto

    Cristiano Ronaldo é protagonista de mais um momento que corre nas redes sociais. Depois de marcar o sexto golo do Real Madrid frente ao Desportivo da Corunha, o jogador português ficou ferido no rosto e foi obrigado a abandonar o campo. Mas antes, mesmo com a cara ensanguentada, pediu um telemóvel com "espelho" para ver a extensão do corte. Há quem brinque com a situação, dizendo que Ronaldo levou a sua obsessão com a sua imagem a um novo nível, mas há também quem desvalorize a situação.

    SIC

  • Democratas aceitam compromisso para acabar com shutdown nos EUA

    Mundo

    Os senadores democratas aceitaram esta segunda-feira um acordo orçamental provisório que vai permitir acabar com a paralisação parcial do Governo federal dos Estados Unidos, situação conhecida como shutdown, anunciou o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer.

  • Refeição de 1.100 euros em Veneza

    Mundo

    O centro de Veneza oferece os mais variados restaurantes. Com menu obrigatório, sem menu, com taxas, sem taxas, sentando ou em pé. Depois há aqueles restaurantes que cobram 1.100 euros por cinco pratos acompanhados por água. O caso aconteceu com quatro turistas japoneses, que depois de pagarem a conta, apresentaram queixa às autoridades. O presidente da Câmara da cidade italiana já disse que ia investigar a situação e, caso se confirmasse, prometeu que iria castigar os responsáveis.

    SIC