sicnot

Perfil

Cultura

Seis filmes portugueses em competição no festival de Locarno

Seis filmes portugueses, entre os quais "O ornitólogo", de João Pedro Rodrigues, e a animação "Estilhaços", de José Miguel Ribeiro, integram a competição do Festival de Cinema de Locarno, que decorre em agosto, na Suíça.

© Fiorenzo Maffi / Reuters

O programa do 69º festival de Locarno - marcado de 3 a 13 de agosto - foi hoje revelado e conta com mais de uma dezena de filmes portugueses e seis deles foram selecionados para a competição internacional.

São os casos das longas-metragens "Correspondência", de Rita Azevedo Gomes, a partir das cartas escritas entre Jorge de Sena e Sophia de Mello Breyner Andresen, e "O ornitólogo", de João Pedro Rodrigues. Ambos farão a estreia mundial em Locarno.

Em competição nas curtas-metragens estarão também a animação "Estilhaços", de José Miguel Ribeiro, um filme que tem os traumas da Guerra Colonial como pano de fundo, "Setembro", de Leonor Noivo, "À noite fazem-se amigos", de Rita Barbosa, e "Um campo de aviação", filme experimental de Joana Pimenta, em estreia mundial.

Na corrida ao Leopardo de Ouro estará ainda "Jeunesse", do realizador francês Julien Samani, uma adaptação do romance "Juventude", de Joseph Conrad, e que tem coprodução portuguesa, foi rodada em Portugal com técnicos e atores portugueses, entre os quais Miguel Borges e António Simão.

Fora de competição, o festival selecionou a curta "Longe", de José Oliveira, assim como "A brief history of princess X", de Gabriel Abrantes, "O corcunda", que este rodou com Ben Rivers, e que foi premiado no IndieLisboa, e "O cinema de Manoel de Oliveira e eu", uma homenagem pessoal de João Botelho ao cineasta que morreu em 2015.

Destaque ainda para a inclusão no programa de "Comboio de sal e açúcar", do realizador moçambicano Licínio de Azevedo, numa coprodução com Portugal.

Na secção dedicada ao cinema suíço está o premiado "Rio Corgo", uma produção luso-suíça de Maya Kosa e Sérgio da Costa.

Na apresentação de hoje do programa, o diretor de Locarno, Carlo Chatrian, afirmou que esta edição será dedicada a Abbas Kiarostami e a Michael Cimino, dois realizadores que morreram este mês.

O realizador e produtor norte-americano Roger Corman, 90 anos, será o convidado de honra e o ator Bill Pullman receberá um prémio de carreira.

Com Lusa

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Hoje é notícia 

    País

    O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16
  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC