sicnot

Perfil

Cultura

Seis filmes portugueses em competição no festival de Locarno

Seis filmes portugueses, entre os quais "O ornitólogo", de João Pedro Rodrigues, e a animação "Estilhaços", de José Miguel Ribeiro, integram a competição do Festival de Cinema de Locarno, que decorre em agosto, na Suíça.

© Fiorenzo Maffi / Reuters

O programa do 69º festival de Locarno - marcado de 3 a 13 de agosto - foi hoje revelado e conta com mais de uma dezena de filmes portugueses e seis deles foram selecionados para a competição internacional.

São os casos das longas-metragens "Correspondência", de Rita Azevedo Gomes, a partir das cartas escritas entre Jorge de Sena e Sophia de Mello Breyner Andresen, e "O ornitólogo", de João Pedro Rodrigues. Ambos farão a estreia mundial em Locarno.

Em competição nas curtas-metragens estarão também a animação "Estilhaços", de José Miguel Ribeiro, um filme que tem os traumas da Guerra Colonial como pano de fundo, "Setembro", de Leonor Noivo, "À noite fazem-se amigos", de Rita Barbosa, e "Um campo de aviação", filme experimental de Joana Pimenta, em estreia mundial.

Na corrida ao Leopardo de Ouro estará ainda "Jeunesse", do realizador francês Julien Samani, uma adaptação do romance "Juventude", de Joseph Conrad, e que tem coprodução portuguesa, foi rodada em Portugal com técnicos e atores portugueses, entre os quais Miguel Borges e António Simão.

Fora de competição, o festival selecionou a curta "Longe", de José Oliveira, assim como "A brief history of princess X", de Gabriel Abrantes, "O corcunda", que este rodou com Ben Rivers, e que foi premiado no IndieLisboa, e "O cinema de Manoel de Oliveira e eu", uma homenagem pessoal de João Botelho ao cineasta que morreu em 2015.

Destaque ainda para a inclusão no programa de "Comboio de sal e açúcar", do realizador moçambicano Licínio de Azevedo, numa coprodução com Portugal.

Na secção dedicada ao cinema suíço está o premiado "Rio Corgo", uma produção luso-suíça de Maya Kosa e Sérgio da Costa.

Na apresentação de hoje do programa, o diretor de Locarno, Carlo Chatrian, afirmou que esta edição será dedicada a Abbas Kiarostami e a Michael Cimino, dois realizadores que morreram este mês.

O realizador e produtor norte-americano Roger Corman, 90 anos, será o convidado de honra e o ator Bill Pullman receberá um prémio de carreira.

Com Lusa

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.