sicnot

Perfil

Cultura

Cerdeira, a aldeia de xisto transformada num ateliê

Cerdeira, a aldeia de xisto transformada num ateliê

Na Cerdeira, uma das aldeias de xisto na serra da Lousã, está a terminar a 11ª edição dos Elementos à Solta. O certame reúne artistas das mais variadas áreas para, em comunhão com a natureza, exporem e trocarem experiências com os colegas e o público.

  • Turismo nas aldeias de Xisto atrai cada vez mais turistas
    2:33

    País

    Nos últimos 5 anos, o número de dormidas na região das Aldeias do Xisto aumentou cinco vezes atingindo as 50 mil. Os turistas são sobretudo nacionais mas está a aumentar o número de visitantes estrangeiros. Há cada vez mais turistas que optam por fixar residência nas pequenas aldeias. Muitos pela tranquilidade e outros pelos desportos na natureza.

  • Artesãos das aldeias de xisto na Alemanha
    8:59

    Cultura

    Um projeto português de artesanato e design foi seleccionado por um júri internacional para estar presente numa feira na Alemanha. O projeto promove o turismo, uma vez que divulgam artesanatos e designs de um grupo de artesãos originários das aldeias do Xisto no centro de Portugal. O grupo de criadores trabalha com materiais como o vidro, pedra, cerâmica, madeira ou têxteis.

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC