sicnot

Perfil

Cultura

Cerdeira, a aldeia de xisto transformada num ateliê

Cerdeira, a aldeia de xisto transformada num ateliê

Na Cerdeira, uma das aldeias de xisto na serra da Lousã, está a terminar a 11ª edição dos Elementos à Solta. O certame reúne artistas das mais variadas áreas para, em comunhão com a natureza, exporem e trocarem experiências com os colegas e o público.

  • Turismo nas aldeias de Xisto atrai cada vez mais turistas
    2:33

    País

    Nos últimos 5 anos, o número de dormidas na região das Aldeias do Xisto aumentou cinco vezes atingindo as 50 mil. Os turistas são sobretudo nacionais mas está a aumentar o número de visitantes estrangeiros. Há cada vez mais turistas que optam por fixar residência nas pequenas aldeias. Muitos pela tranquilidade e outros pelos desportos na natureza.

  • Artesãos das aldeias de xisto na Alemanha
    8:59

    Cultura

    Um projeto português de artesanato e design foi seleccionado por um júri internacional para estar presente numa feira na Alemanha. O projeto promove o turismo, uma vez que divulgam artesanatos e designs de um grupo de artesãos originários das aldeias do Xisto no centro de Portugal. O grupo de criadores trabalha com materiais como o vidro, pedra, cerâmica, madeira ou têxteis.

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.