sicnot

Perfil

Cultura

Cerdeira, a aldeia de xisto transformada num ateliê

Cerdeira, a aldeia de xisto transformada num ateliê

Na Cerdeira, uma das aldeias de xisto na serra da Lousã, está a terminar a 11ª edição dos Elementos à Solta. O certame reúne artistas das mais variadas áreas para, em comunhão com a natureza, exporem e trocarem experiências com os colegas e o público.

  • Turismo nas aldeias de Xisto atrai cada vez mais turistas
    2:33

    País

    Nos últimos 5 anos, o número de dormidas na região das Aldeias do Xisto aumentou cinco vezes atingindo as 50 mil. Os turistas são sobretudo nacionais mas está a aumentar o número de visitantes estrangeiros. Há cada vez mais turistas que optam por fixar residência nas pequenas aldeias. Muitos pela tranquilidade e outros pelos desportos na natureza.

  • Artesãos das aldeias de xisto na Alemanha
    8:59

    Cultura

    Um projeto português de artesanato e design foi seleccionado por um júri internacional para estar presente numa feira na Alemanha. O projeto promove o turismo, uma vez que divulgam artesanatos e designs de um grupo de artesãos originários das aldeias do Xisto no centro de Portugal. O grupo de criadores trabalha com materiais como o vidro, pedra, cerâmica, madeira ou têxteis.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.