sicnot

Perfil

Cultura

Cerdeira, a aldeia de xisto transformada num ateliê

Cerdeira, a aldeia de xisto transformada num ateliê

Na Cerdeira, uma das aldeias de xisto na serra da Lousã, está a terminar a 11ª edição dos Elementos à Solta. O certame reúne artistas das mais variadas áreas para, em comunhão com a natureza, exporem e trocarem experiências com os colegas e o público.

  • Turismo nas aldeias de Xisto atrai cada vez mais turistas
    2:33

    País

    Nos últimos 5 anos, o número de dormidas na região das Aldeias do Xisto aumentou cinco vezes atingindo as 50 mil. Os turistas são sobretudo nacionais mas está a aumentar o número de visitantes estrangeiros. Há cada vez mais turistas que optam por fixar residência nas pequenas aldeias. Muitos pela tranquilidade e outros pelos desportos na natureza.

  • Artesãos das aldeias de xisto na Alemanha
    8:59

    Cultura

    Um projeto português de artesanato e design foi seleccionado por um júri internacional para estar presente numa feira na Alemanha. O projeto promove o turismo, uma vez que divulgam artesanatos e designs de um grupo de artesãos originários das aldeias do Xisto no centro de Portugal. O grupo de criadores trabalha com materiais como o vidro, pedra, cerâmica, madeira ou têxteis.

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.