sicnot

Perfil

Cultura

Mouraria expõe objetos do quotidiano encontrados após o terramoto de 1755

O Centro de Inovação da Mouraria, em Lisboa, vai receber uma exposição de "objetos do quotidiano" antigos, descobertos após as obras de reconversão do Quarteirão dos Lagares, na mesma zona da cidade.

1763 - É ordenada a demolição de todas as barracas destinadas a habitação e serviços, construídas em Lisboa depois do Terramoto de 1755.

1763 - É ordenada a demolição de todas as barracas destinadas a habitação e serviços, construídas em Lisboa depois do Terramoto de 1755.

A exposição "Quarteirão dos Lagares: da Mouraria à Vila Nova" fará também o "enquadramento histórico e urbanístico do espaço, com especial enfoque na génese e desenvolvimento deste carismático bairro lisboeta", refere a Câmara Municipal de Lisboa em comunicado hoje divulgado.

Organizada pelo Centro de Arquitetura de Lisboa (CAL), estará disponível para visita de segunda a sexta-feira, entre as 10:00 e as 17:00, até dia 01 de outubro.

"Entre ruínas e aterros que se sobrepõem, as escavações arqueológicas permitiram recuperar objetos do quotidiano que testemunham vivências sociais e económicas de outros tempos, contribuindo para a 'reconstrução' da história deste local e do bairro da Mouraria e dos seus habitantes desde a Idade Média até ao presente", considera a organização.

Na brochura que acompanha a exposição lê-se que "nas escavações arqueológicas do Quarteirão dos Lagares identificaram-se vestígios de atividade oleira do século XV e da primeira metade do século XVI, sobretudo um forno de cozer barro, preservado sob o pavimento do edifício atual".

O documento acrescenta que nos aterros que cobriam o quarteirão "recuperaram-se trempes, usadas para apoiar as peças no forno, resíduos de vidrado, carvões, bem como uma série de objetos defeituosos, rejeitados pela mão experiente do oleiro", e as "escavações arqueológicas, ainda que parciais, levaram à descoberta de duas fontes, calçadas, um tanque, canalizações e canteiros".

Os objetos foram descobertos aquando das obras para a criação do Centro de Inovação da Mouraria (CIM), tendo sido levadas a cabo quatro campanhas arqueológicas entre 1999 e 2013.

"O Quarteirão dos Lagares é um bom exemplo da dinâmica urbanística de uma cidade em plena renovação", refere o departamento de cultura do município, acrescentando que "todo este conjunto foi aterrado após o terramoto de 1755".

Depois do terramoto, esta zona "adquiriu uma função habitacional, além da vocação agrícola proporcionada pela proximidade do vale de Arroios, servindo como lagar de azeite ou de vinho", explica.

"Esta exposição resulta da colaboração entre o CAL e o CIM, a que se juntaram a Direção-Geral do Património Cultural, o Centro de História d'Aquém e d'Além Mar (CHAM)/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e a empresa ERA, Arqueologia", remata a nota.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • PCP abre debate quizenal com assuntos laborais e sociais

    País

    Um dia depois da sessão solene do 25 de Abril, os deputados regressam hoje ao parlamento para mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será seguido por uma discussão sobre o Conselho Europeu extraordinário de sábado. Acompanhe aqui em direto às 15h00 e Minuto a Minuto.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.