sicnot

Perfil

Cultura

Ator de teatro "mais velho do mundo" morre aos 97 anos

A lenda romena Radu Beligan, que detinha o recorde do Guiness como o ator de teatro mais velho do mundo, morreu aos 97 anos num hospital da capital, Bucareste, informou a equipa médica.

Depois de uma carreira produtiva de mais de 70 anos, a estrela morreu enquanto dormia, referiu o diretor do hospital Elias, Dana Safta.

A última atuação de Beligan foi em abril no Teatro Nacional em Bucareste, onde interpretou um papel na peça "Number Number" de Jean Anouilh, com lotação esgotada desde 2004.

Nascido a 18 de dezembro de 1918, Beligan estreou-se em 1937 em Bucareste numa versão teatral de 'Crime e Castigo' de Fiodor Dostoievsky.

O ator participou em mais de 100 peças e filmes, e tornou-se numa personalidade muito conhecida da televisão e da rádio.

Mas também foi criticado pelos círculos artísticos por ser membro do Comité Central do Partido Comunista Romeno entre 1969 e 1989.

Depois da queda do comunismo, foi forçado a deixar o cargo de diretor do Teatro Nacional em 1990, depois de protestos dos seus colegas.

Em dezembro de 2013, o 'Guinness World Records' deu a Beligan o título de "profissional de teatro mais velho em atividade".

A nomeação não passou despercebida na Rússia onde o ator Vladimir Zeldin celebrou o seu 101.º aniversário no início deste ano em palco, em Moscovo.

Lusa

  • Morreu Garry Marshall, realizador de "Pretty Woman"

    Cultura

    Garry Marshall, realizador do filme "Pretty Woman - Um sonho de Mulher") e criador do clássico da televisão norte-americana "Happy Days", morreu hoje em Burbank, na Califórnia, aos 81 anos por complicações pulmonares, informou a sua agente, Michelle Bega.

  • Curiosidades sobre o Mundial da Rússia
    3:08
  • Inocência e talento marcaram o 9.º dia de Mundial
    0:56
  • Ronaldo no País dos Sovietes: Algumas curiosidades
    1:54
  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • A queda aparatosa do selecionador do Brasil
    0:05
  • Dia de limpezas em Chaves após violenta tempestade
    2:44
  • Athanasia, uma mulher sem medo das alturas
    0:35

    Mundo

    É grega, chama-se Athanasia Athineau, tem 29 anos e pertence à unidade de forças especiais da Grécia. O salto que podemos ver é de 10 mil pés, mas Athanasia faz também saltos de 30 mil. Neste caso, caíu a uma velocidade de 250 quilómetros por hora antes de abrir o pára-quedas.

  • Talheres de Hitler vendidos por 14 mil euros

    Mundo

    Um conjunto de duas facas, três colheres e três garfos de prata, que pertencia a Adolf Hitler, foi vendido em Dorset, Inglaterra, pelo valor de 12.500 libras (aproximadamente 14.200 euros). O serviço de talheres foi criado no âmbito das celebrações do 50.º aniversário do ditador nazi.

    SIC