sicnot

Perfil

Cultura

Ator de teatro "mais velho do mundo" morre aos 97 anos

A lenda romena Radu Beligan, que detinha o recorde do Guiness como o ator de teatro mais velho do mundo, morreu aos 97 anos num hospital da capital, Bucareste, informou a equipa médica.

Depois de uma carreira produtiva de mais de 70 anos, a estrela morreu enquanto dormia, referiu o diretor do hospital Elias, Dana Safta.

A última atuação de Beligan foi em abril no Teatro Nacional em Bucareste, onde interpretou um papel na peça "Number Number" de Jean Anouilh, com lotação esgotada desde 2004.

Nascido a 18 de dezembro de 1918, Beligan estreou-se em 1937 em Bucareste numa versão teatral de 'Crime e Castigo' de Fiodor Dostoievsky.

O ator participou em mais de 100 peças e filmes, e tornou-se numa personalidade muito conhecida da televisão e da rádio.

Mas também foi criticado pelos círculos artísticos por ser membro do Comité Central do Partido Comunista Romeno entre 1969 e 1989.

Depois da queda do comunismo, foi forçado a deixar o cargo de diretor do Teatro Nacional em 1990, depois de protestos dos seus colegas.

Em dezembro de 2013, o 'Guinness World Records' deu a Beligan o título de "profissional de teatro mais velho em atividade".

A nomeação não passou despercebida na Rússia onde o ator Vladimir Zeldin celebrou o seu 101.º aniversário no início deste ano em palco, em Moscovo.

Lusa

  • Morreu Garry Marshall, realizador de "Pretty Woman"

    Cultura

    Garry Marshall, realizador do filme "Pretty Woman - Um sonho de Mulher") e criador do clássico da televisão norte-americana "Happy Days", morreu hoje em Burbank, na Califórnia, aos 81 anos por complicações pulmonares, informou a sua agente, Michelle Bega.

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.