sicnot

Perfil

Cultura

Ator de teatro "mais velho do mundo" morre aos 97 anos

A lenda romena Radu Beligan, que detinha o recorde do Guiness como o ator de teatro mais velho do mundo, morreu aos 97 anos num hospital da capital, Bucareste, informou a equipa médica.

Depois de uma carreira produtiva de mais de 70 anos, a estrela morreu enquanto dormia, referiu o diretor do hospital Elias, Dana Safta.

A última atuação de Beligan foi em abril no Teatro Nacional em Bucareste, onde interpretou um papel na peça "Number Number" de Jean Anouilh, com lotação esgotada desde 2004.

Nascido a 18 de dezembro de 1918, Beligan estreou-se em 1937 em Bucareste numa versão teatral de 'Crime e Castigo' de Fiodor Dostoievsky.

O ator participou em mais de 100 peças e filmes, e tornou-se numa personalidade muito conhecida da televisão e da rádio.

Mas também foi criticado pelos círculos artísticos por ser membro do Comité Central do Partido Comunista Romeno entre 1969 e 1989.

Depois da queda do comunismo, foi forçado a deixar o cargo de diretor do Teatro Nacional em 1990, depois de protestos dos seus colegas.

Em dezembro de 2013, o 'Guinness World Records' deu a Beligan o título de "profissional de teatro mais velho em atividade".

A nomeação não passou despercebida na Rússia onde o ator Vladimir Zeldin celebrou o seu 101.º aniversário no início deste ano em palco, em Moscovo.

Lusa

  • Morreu Garry Marshall, realizador de "Pretty Woman"

    Cultura

    Garry Marshall, realizador do filme "Pretty Woman - Um sonho de Mulher") e criador do clássico da televisão norte-americana "Happy Days", morreu hoje em Burbank, na Califórnia, aos 81 anos por complicações pulmonares, informou a sua agente, Michelle Bega.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.