sicnot

Perfil

Cultura

"Maria do Mar" conquista dois prémios no Festival Ibérico de Cinema

osomeafuria.com

A curta-metragem portuguesa "Maria do Mar", do realizador João Rosas, conquistou dois prémios na edição deste ano do Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, Espanha, que terminou no domingo, foi hoje divulgado.

Segundo os promotores do festival, considerado "um dos mais importantes da Península Ibérica no âmbito das curtas-metragens", o filme, que "relata o fascínio de Nicolau, um jovem de 14 anos, pela bela e reservada Maria do Mar", conquistou os prémios Cexeci do Júri Jovem e AEC para a Melhor Fotografia.

"Maria do Mar" competiu com outras 20 curtas-metragens, nomeadamente três portuguesas ("Os barcos", de Dominga Sotomayor, "Vigil", de Rita Cruchinho, e "Yulya", de André Marques), as quais foram selecionadas de um conjunto de 500 apresentadas ao festival deste ano.

A curta-metragem "Classmate", do diretor espanhol Javier Marco Rico e da guionista espanhola Belén Sánchez-Arévalo e gravada na íntegra em inglês, ganhou o primeiro prémio de Melhor Curta-metragem e o Prémio ao Melhor Argumento.

O segundo prémio de Melhor Curta-metragem foi para o thriller de ficção científica "El pescador", de Alejandro Suárez, que conquistou também os prémios de Melhor Diretor e de Melhor Música Original.

Patricia Arbues ganhou o prémio de Melhor Atriz, pelo seu desempenho na curta-metragem "La invitación", da realizadora espanhola Susana Casares.

O prémio de Melhor Ator foi para Alex Brendemühl, o protagonista da curta-metragem "No estamos aquí para que nos toquen los huevos", de Kike Barberá, que conquistou o Prémio do Público de Badajoz.

"La regla del subjuntivo", "obra-prima" da diretora de Badajoz Leticia Torres, ganhou o Prémio Filmoteca de Extremadura para a Melhor Curta Extremenha.

O Festival Ibérico de Cinema deste ano, que arrancou na passada quarta-feira e terminou no domingo, na cidade espanhola de Badajoz, contou, pela primeira vez, com duas extensões nas localidades espanholas de Olivença e de Villanueva del Fresno.

As curtas-metragens "Los Ángeles 1991", de Zacarías & MacGregor, e "Adila", de Rubén Llama e Alejandro Manzano, receberam, respetivamente, os prémios dos públicos de Olivença e de Villanueva del Fresno.

Lusa

  • "Não vou ceder, não vou render-me, não vou desistir da candidatura"
    2:02
  • Obama, Presidente francês?
    1:55

    Mundo

    A resposta é óbvia, mas não demoveu quatro franceses, descontentes com os candidatos às Presidenciais no seu país. A ideia começou como brincadeira, mas já recolheu 43 mil assinaturas. 

  • Trump apanhado a ensaiar no carro
    1:08
  • Mulheres democratas de branco para mostrar que não abdicam dos diretos conquistados

    Mundo

    Uma "mancha branca" sobressaiu esta terça-feira no Congresso norte-americano, durante o primeiro discurso de Donald Trump. A maioria das 66 mulheres representantes e delegadas do Partido Democrata vestiram-se de branco, num ato simbólico a fazer recordar o movimento sufragista feminino, que encorajava as apoiantes a vestirem-se de branco. Tal como então, a cor da pureza foi agora recuperada, desta feita para mostrar a Trump que as mulheres não abdicam dos direitos conquistados no início do século XX.

  • Treinador do "The Biggest Loser" teve ataque cardíaco

    Mundo

    Foi o próprio Bob Harper que partilhou a notícia no seu Instagram. O ex-treinador do famoso programa de televisão sofreu um ataque cardíaco enquanto treinava no ginásio. Esteve oito dias internado mas, felizmente, já está em casa a recuperar.

  • Prisões recebem manual para lidar com fugas
    2:07

    País

    O Governo vai fazer o maior investimento de sempre nos serviços prisionais. São 2.600 milhões de euros para reforçar a segurança nas prisões. Entretanto. já foi distribuído um manual de procedimentos em caso de fuga.