sicnot

Perfil

Cultura

Ladrões devolvem quadros roubados há sete anos

Duas pinturas roubadas há sete anos do museu holandês Scheringa, uma de Salvador Dali e outra de Tamara de Lempicka, foram devolvidas pelos ladrões, anunciou um detetive especialista em arte.

Arthur Brand, citado pelo jornal holandês De Telegraaf, disse ter sido contactado pelos próprios assaltantes através de um intermediário, pois "não queriam ser culpados de destruição ou revenda das obras de arte".

As obras são "Adolescência", de 1941, do artista surrealista catalão Salvador Dali, e "La Musicienne", de 1929, da polaca Tamara de Lempicka.

O detetive entregou as pinturas à Polícia britânica Scotland Yard, que entrou em contacto com o proprietário legítimo das obras, cuja identidade ainda não foi revelada.

As duas obras de arte foram roubadas do Scheringa Museum of Realist Art, na cidade holandesa de Spanbroek, nordeste do país, no dia 1 de maio de 2009.

Lusa

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.