sicnot

Perfil

Cultura

Ladrões devolvem quadros roubados há sete anos

Duas pinturas roubadas há sete anos do museu holandês Scheringa, uma de Salvador Dali e outra de Tamara de Lempicka, foram devolvidas pelos ladrões, anunciou um detetive especialista em arte.

Arthur Brand, citado pelo jornal holandês De Telegraaf, disse ter sido contactado pelos próprios assaltantes através de um intermediário, pois "não queriam ser culpados de destruição ou revenda das obras de arte".

As obras são "Adolescência", de 1941, do artista surrealista catalão Salvador Dali, e "La Musicienne", de 1929, da polaca Tamara de Lempicka.

O detetive entregou as pinturas à Polícia britânica Scotland Yard, que entrou em contacto com o proprietário legítimo das obras, cuja identidade ainda não foi revelada.

As duas obras de arte foram roubadas do Scheringa Museum of Realist Art, na cidade holandesa de Spanbroek, nordeste do país, no dia 1 de maio de 2009.

Lusa

  • Brinquedos tecnológicos para oferecer no Natal
    5:33
  • Aniversário de Marcelo passado nas comemorações dos 700 anos da Marinha
    1:45

    País

    O Presidente da República defende que é preciso continuar a investir na Armada, nas pessoas, nas capacidades e no apoio de retaguarda. No dia em que fez 69 anos, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas comemorações dos 700 da Marinha, onde sublinhou os sete séculos de conquistas e de combates navais.

  • Rui Rio comprometeu-se a realizar apenas dois debates
    0:45

    País

    Rui Rio disse esta terça-feira que foi apanhado de surpresa com a mudança de posição de Pedro Santana Lopes, que exige três debates entre os dois candidatos à liderança do PSD nos canais generalistas. Rui Rio reiterou ainda que se comprometeu a fazer apenas dois debates.

  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.