sicnot

Perfil

Cultura

Ladrões devolvem quadros roubados há sete anos

Duas pinturas roubadas há sete anos do museu holandês Scheringa, uma de Salvador Dali e outra de Tamara de Lempicka, foram devolvidas pelos ladrões, anunciou um detetive especialista em arte.

Arthur Brand, citado pelo jornal holandês De Telegraaf, disse ter sido contactado pelos próprios assaltantes através de um intermediário, pois "não queriam ser culpados de destruição ou revenda das obras de arte".

As obras são "Adolescência", de 1941, do artista surrealista catalão Salvador Dali, e "La Musicienne", de 1929, da polaca Tamara de Lempicka.

O detetive entregou as pinturas à Polícia britânica Scotland Yard, que entrou em contacto com o proprietário legítimo das obras, cuja identidade ainda não foi revelada.

As duas obras de arte foram roubadas do Scheringa Museum of Realist Art, na cidade holandesa de Spanbroek, nordeste do país, no dia 1 de maio de 2009.

Lusa

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.