sicnot

Perfil

Cultura

Bruce Springsteen edita coletânea em setembro

© Ricardo Moraes / Reuters

O músico norte-americano Bruce Springsteen anunciou hoje que vai editar, em setembro a compilação "Chapter and verse", para que coincida com o lançamento da autobiografia, "Born to run".

A antologia de carreira, que incluirá 18 temas, dos quais cinco nunca antes editados, sairá a 23 de setembro, no dia em que Bruce Springsteen completar 67 anos, e o alinhamento foi pensado para registar o percurso do músico, em paralelo ao que se poderá ler no livro.

"Springsteen escolheu as canções de 'Chapter and Verse" de modo a refletirem os temas e os capítulos de 'Born to run'. A compilação começa com dois temas dos The Castiles, com um adolescente Springsteen na guitarra e na voz, e termina com o tema título de 'Wrecking Ball' (2012)", lê-se na página oficial do músico na Internet.

Os cinco temas inéditos em disco são "Baby I" e "You can't judge a book by the cover", gravados nos anos 1960, com The Castiles, "He's guilty (The judge song)" (1970), "Ballad of Jesse James" (1972) e "Henry boy" (1972).

A autobiografia "Born to run", que Bruce Springsteen escreveu ao longo dos últimos sete anos, sairá a 27 de setembro, em simultâneo em vários países, incluindo Portugal, pela editora 20|20.

"Em 'Born to run' ele descreve o crescimento e a educação católica em Freehold, Nova Jérsia, rodeado de poesia, perigo e escuridão, que alimentavam a sua criatividade", antecipa a editora portuguesa.

O "momento fulcral" do início da carreira de Bruce Springsteen terá sido o dia em que viu uma atuação de Elvis Presley no programa televisivo "Ed Sullivan Show", em 1956. Tinha sete anos.

Na página oficial, Bruce Springsteen explica que começou a escrever a história de vida em 2009, depois de ter atuado com a E Street Band na Superbowl, a final do campeonato norte-americano de futebol.

"Escrever sobre nós próprios é uma coisa engraçada (...), mas, num projeto como este, o escritor fez uma promessa: mostrar o seu pensamento ao leitor. Vou tentar fazer isso nestas páginas", afirma o músico.

"Born to run", título de um dos álbuns e uma das músicas mais conhecidas de Bruce Springsteen, terá também edição garantida no Canadá, França, Itália, Alemanha, Suécia, Holanda, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Espanha.

Considerado um dos nomes mais respeitados música rock americana, e muitas vezes descrito como uma das vozes que melhor descreve as vivências do cidadão comum, operário e de baixos recursos, Bruce Springsteen atuou em maio passado, com a E Street Band, no festival Rock in Rio Lisboa.

Bruce Springsteen tinha regresso marcado a Portugal à boleia de uma digressão para celebrar os 35 anos de edição do álbum "The River", recentemente reeditado, mas a verdade é que, em palco, alargou esse espelho retrovisor a álbuns do início da carreira ou igualmente antigos, como "Born in the USA" (1984), "Darkness ont the edge of town" (1978) e "Born to run" (1975).

Lusa

  • Bruce Springsteen encantado por fã de quatro anos

    Cultura

    Durante um concerto em Oslo, na Noruega, Bruce Springsteen encantou-se com uma menina de 4 anos que assistia ao espetáculo na primeira fila. O cantor chamou a criança ao palco e juntos cantaram Waitin' On A Sunny Day. O vídeo, entretanto partilhado nas redes socias, tornou-se viral. Veja aqui:

  • Duas horas e meia de Bruce Springsteen para 67 mil pessoas
    3:43

    Rock in Rio

    Bruce Sprinsteen tocou durante mais de duas horas na primera noite da sétima edição do Rock in Rio Lisboa. O parque da Belavista recebeu 67 mil pessoas para o primeiro de cinco dias de concertos. Quem também não quis faltar foi Adele, a cantora fez parte de um grupo de 40 convidados do "Boss" que assistiram ao concerto.

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

    SIC

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mas do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.