sicnot

Perfil

Cultura

Festival de cinema de Locarno começa hoje e tem filmes portugueses em competição

© Fiorenzo Maffi / Reuters

O festival de cinema de Locarno começa hoje, na Suíça, e terá seis filmes portugueses em competição, entre os quais as longas-metragens "O ornitólogo", de João Pedro Rodrigues, e "Correspondências", de Rita Azevedo Gomes.

Ambas vão competir pelo prémio Leopardo de Ouro. "O ornitólogo" é uma ficção sobre um investigador cuja vida sofrerá uma mudança durante um trabalho de campo numa floresta. "Correspondências" é uma interpretação das cartas escritas entre Jorge de Sena e Sophia de Mello Breyner Andresen durante o exílio, desde os anos 1950 aos 1970.

A competição de curtas-metragens contará com a animação "Estilhaços", de José Miguel Ribeiro, "Setembro", de Leonor Noivo, "À noite fazem-se amigos", de Rita Barbosa, e "Um campo de aviação", filme experimental de Joana Pimenta.

A presença portuguesa em Locarno faz-se com outros filmes fora de competição: "Longe", de José Oliveira, "A brief history of princess X", de Gabriel Abrantes, "O corcunda", que este rodou com Ben Rivers, e "O cinema de Manoel de Oliveira e eu", de João Botelho.

Na corrida ao Leopardo de Ouro estará "Jeunesse", do realizador francês Julien Samani, que tem coprodução portuguesa, tendo sido rodado em Portugal com técnicos e atores portugueses.

Da programação de Locarno, que termina no dia 13, fazem ainda parte "Comboio de sal e açúcar", do moçambicano Licínio de Azevedo, numa coprodução com Portugal, e "Rio Corgo", uma produção luso-suíça, de Maya Kosa e Sérgio da Costa.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.